Resenha - manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: Manifesto do Partido Comunista
Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em dezembro de 1847 - janeiro de 1848. Publicado pela primeira vez em Londres emfevereiro de 1848.
Publicado de acordo com o texto da edição soviética em espanhol de 1951, traduzida da edição alemã de 1848.
Confrontado com a edição inglesade 1888, editada por Friedrich Engels.


Na obra “O manifesto do Partido Comunista(1848), os autores passam aos seus leitores de forma clara e objetiva a lutaentre burguesia e proletariado, que resume uma história da humanidade desde de tempos antigos até os dias de então, descrevendo as duas classes sociais quedominaram o cenário.Eles assumem seu lado revolucionário a favor da classe proletária. Essa obra levou aos trabalhadores revolucionários de sua época uma vontade de lutarpelos seus direitos, principalmente os trabalhistas. Penetrando como um hino com uma utopia coletiva e humanitária, que modificou toda a historia capitalista.
OManifesto anteviu o que ocorre no mundo atual como o desenvolvimento capitalista liberou forças produtivas nunca vistas, "mais colossais e variadas que todas asgerações passadas em seu conjunto". O poder do capital que submete o trabalho é anunciado e nos faz pensar no mundo globalizado em que vivemos.
Os autores defendemo Comunismo como o sistema que salvaria o mundo entretanto hoje nós sabemos que infelizmente esse sistema não funcionou muito bem, talvez por problemas deimplantação, mas não podemos deixar de vangloriar as idéias de Marx e Engels porque foi graças a elas que conquistamos uma certa diminuição da desigualdade social.
tracking img