Transamazonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
O asssunto: A criação da transamazônica.
O tema: Estudo sobre a concepção, finalidade e desenvolvimento da transamazônica.
Título: A Estrada Sem FimObjetivo
1. Como surgiu a idéia da transamazônica.
No dia 6 de junho de 1970, o general Emílio Garrastazu Médici, depois de visitar frentes de trabalho etestemunhar uma das secas mais devastadoras da história do Nordeste brasileiro, fez um discurso no Recife. “Com o velho hábito de comandante de tropa que vela pelo seu últimosoldado, o chefe da nação não pode compreender a existência de compatriotas vivendo em condições tão precárias”, registrou o presidente da República.

“Não, nãome conformo. Isso não pode continuar.” Médici vislumbrou ali a solução para o flagelo da seca. Para usar uma frase que ficou famosa na época, o jeito era levar“homens sem terra para uma terra sem homens”. O caminho de um lugar a outro se chamaria Transamazônica.






2.Qual o objetivo da construção da transamazônica?Os motivos que levaram o governo brasileiro a tomar a decisão do projeto foram a falsa crença do milagre econonômico, a vontade de criar obras que causassemimpacto e reforçassem a idéia do "Brasil potência" e a localização geográfica estratégica da Amazônia, já que na época da ditadura militar, pretendia assegurar asoberania nacional era fundamental. Foi um gran
de projeto do regime militar comemorado como a maior ousadia da engenharia humana. Milhares de operários operandomaquinas gigantescas tinham rasgado o país de leste a oeste ligando o nordeste com os confins da extrema Amazônia, onde as fronteiras se confundem no meio da mata.
tracking img