Resenha de etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA :
Ética na Contabilidade: escândalos empresariais.
(José Antônio Farenzena)
Neste artigo o autor traz alguns exemplos de escândalos empresarias que tiveram repercussão a nívelmundial, envolvendo fraudes no âmbito financeiro das empresas, através de um ato chamado pelo mesmo de “ilusionismo financeiro”, que nada mais era que a “maquiagem” da saúde financeira destas empresas.Fraude essa que contava com a participação de contadores, que modificavam balanços das empresas além de outras atividades ilícitas. Neste artigo o autor deu exemplo de três empresas consideras solidase de grande influencia no mercado. São elas: a Parmalat, a Enron e Andersen.
E nesse contexto o autor exalta o papel do profissional contabilista, na atualidade. E diz que os avanços tecnológicos sãograndes, porém não adiantariam de nada se não houvesse ninguém capaz de interpretar situações que surgem a todo momento sobre as alterações que este ramo sofre constantemente.
Ética e Contabilidadetem uma forte ligação, pois credibilidade e reconhecimento são muito valiosos. E é nessa circunstancia que entra o código de ética do profissional contábil.
Vamos ver o casos da empresas citadaspelo autor.
“(...) Declarações do contador da Parmalat, Gianfranco Bocchi, à polícia italiana davam conta de que empresas ligadas à operação brasileira teriam recebido “montanhas de dinheiro” daItália. “Revistem duas companhias do grupo: a Carital do Brasil e a Wishaw”, cravou Bocchi. Nasceu de uma cisão da Parmalat Participações (holding do grupo) e foi responsável pela aquisição de fábricas daParmalat, além de cuidar dos interesses do grupo no futebol.
A Parmalat feriu gravemente o código de ética no que diz respeito à transparência dos dados divulgados ao investidor, causando umprejuízo de aproximamente 14 bilhões de euros.
O lucro e os contratos da Enron foram inflados artificialmente e muitos executivos da empresa receberam informações privilegiadas para se desfazer das...
tracking img