Projeto de pesquisa de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
7
~\

~ .;.
"

.. Metodologia

Como investigar a realidade? Como estabelecer a metodologia do projeto?

7.1

lntroducão ,

t

o estágio de prática profissional é uma oportunidade para apreender e quem sabe modificar a realidade nas organizações; por isso, colher e analisar dados sobre a empresa-alvo é a tarefa mais importante do estágio. Uma variedade muito rica de situaçõesproblemáticas apresenta-se nas organizações. Estas oportunidades ou problemas podem ser explorados e analisados de forma mais completa por meio de métodos e técnicas. r
Observa-se que a maioria dos trabalhos de conclusão dos alunos termina por consistir em uma análise muito superficial da situação problemática estudada nas organizações. A entrevista e o questionário são os instrumentos de coleta dedados mais utilizados. No caso da entrevista, nem sempre está claro o roteiro utilizado. Os questionários, por sua vez, são elaborados normalmente sem método, na maioria das vezes sem ter havido a definição clara de variáveis e um plano das questões. Por outro lado, a amostra é sempre "de conveniência", ou seja, não probabilística. No que diz respeito aos levantamentos de caráter quantitativo, aanálise dos dados é algumas vezes simples, limitando-se a descrevê-Ias. Dificilmente se encontra cruzamento das respostas, ou sequer estatísticas descritivas. Na . apresentação dos resultados, poucos utilizam recursos gráficos ou fazem uso de tabelas. No que tange a levantamentos de caráter mais qualitativo que utilizam observação ou entrevistas em profundidade, o que se apresenta como análise émuitas vezes uma redação em que se combinam algumas coisas ditas pelos entrevistados com a opinião do autor do projeto. Poucas vezes há men~ão à literatura revisada no projeto.

Metodologia

119

'.

Estas constatações nos autorizam a pensar que o conhecimento do método científico é bastante limitado entre os alunos. Evidentemente, nem todo o projeto implica uma pesquisa de caráter científico,mas argumenta-se que todo o trabalho em algum momento requer a coleta de informações e sua análise. Para tanto, mesmo que não se vá realizar propriamente uma pesquisa científica durante o estágio, provavelmente alguns elementos do método científico serão utilizados. Outro fato que reforça esta perspectiva é que a gestão contemporânea está valorizando muito a administração por fatos em qualquerárea da administração, e por isso espera-se que os profissionais possuam habilidades analíticas de definição e solução de problemas, bem como a capacidade de levantar e interpretar informações. Neste capítulo, pretende-se apresentar alguns elementos do processo científico e opções metodológicas aplicadas sempre que possível ao objetivo imediato de elaborar um projeto em Administração.

7.2Processo Científico

e
ir
!-

,. ,

.-

o estágio de prática profissional é uma oportunidade para combinar teoria e prática. Adaptar e desenvolver os modelos e conceitos discutidos na universidade, tendo em vista uma experiência prática concreta. Envolve uma comparação entre teoria e realidade e, tendo em vista seu caráter acadêmico, requer a utilização de elementos do processo científico.Mas como se faz ciência?
O processo de pesquisa envolve precisamente teoria e realidade. Wallace (1971) apresenta um diagrama que explica este processo com muita clareza (Figura 7.1). Este é representado a partir de cinco subprocessos (retângulos) e seis controles metodológicos (figuras ovais). As setas representam elementos de transformação entre processos e métodos. O diagrama é explicado,partindo-se de observações. Como explica o autor, as observações individuais são muito específicas e essencialmente únicas. É preciso sintetizar as observações, através de métodos de mensuração para torná-Ias mais genéricas. As assim chamadas generalizações empíricas, por sua vez, podem ser sintetizadas em teorias somente através da formação de conceitos, de proposições e da identificação das...
tracking img