Resenha: da fala para escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala Para a Escrita: atividades de retextualização - 6. ed. – São Paulo: Cortez, 2005.


Luiz Antônio Marcuschi, pesquisador e professor titular da UniversidadeFederal de Pernambuco – UFPE. graduação em Philosophisches Seminar Departamento de Filosofia pela PUC-RS, doutorado em Letras pela Universidade de Erlanger Nunrberg (Friedrich-Alexander) em 1976 e pósdoutorado pela Universitat (Albert-Ludwgs) em 1988.




O ser humano diferencia-se dos outros animais tornando-se animal racional por ser hábil na comunicação oral e utilizando dos signoslinguísticos para a fomentação da linguagem. A função desta linguagem é servir como instrumento de comunicação, mas seu uso não se restringe só a isto - ela também permite a compreensão da sociedade,da cultura e auxilia na relação dos indivíduos fazendo do meio social uma teia de inter-relação entre seus comunicadores. A escrita por sua vez, faz parte do processo geral da aquisição da linguagem.Desde criança o indivíduo tem o contato com a escrita e vê neste meio mais uma forma de se comunicar, cito o exemplo da curiosidade de leitura dos 0utdoors quando se está sendo alfabetizado. O trabalhosimultâneo entre a fala e a escrita faz com que a criança reflita sobre a língua oral enquanto está escrevendo e não distancie as duas modalidades e muito menos operacione esta linguagem dando aimportância a uma e menosprezando a outra.

Luiz Antônio Marcuschi em seu livro “DA FALA PARA ESCRITA: atividades de retextualização” passeia em algumas áreas da linguagem onde há dúvidas einquietações no caminho efetivo deste meio de comunicação. Conceituar oralidade e letramento é uma tarefa árdua, porém há necessidade para que haja o entendimento preciso. A visão dicotômica entra fala eescrita é inexistente quando se entende que, apesar das diferenças, as duas se completam e interagem tornando um texto (escrito ou falado) coeso e coerente. Seguido os estudos, o autor adentra na...
tracking img