Resenha critica do livro o cerebro em transformação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embrião com 5 - 6 semanas de gestação
As trocas materno-fetais, com quatro semanas, já são realizadas na placenta através das vilosidades coriônicas, às custas do sistema circulatório, embora ocoração só assuma sua função definitiva na 8a semana. Após essa época, o coração não sofrerá mais alterações, apenas ocorrerá um crescimento do órgão. Ao final da 6a semana, de acordo com a ovulação, oucerca de 8 semanas em concordância com o ciclo menstrual, o embrião mede 22 a 24 mm, sendo a cabeça muito maior do que o restante do corpo. Já se pode perceber elevações em cada lado da cabeça, queoriginarão os ouvidos externos. Surgem os dedos das mãos e dos pés. Durante este período, as principais estruturas fetais são formadas. A gestante deve portanto evitar o uso de medicamentos sem oconhecimento do obstetra e deve evitar também outras agressões como radiações, fumo, álcool, drogas, o que pode levar a ocorrência de malformações fetais.

PERÍODO FETAL
A passagem do período embrionáriopara o período fetal não é exatamente definida, mas considera-se que ocorra na 8a semana após a ovulação ou na 10a semana após a última menstruação. As principais estruturas fetais já foram formadasdurante o período embrionário; o período fetal caracteriza-se pelo crescimento e maturação destas estruturas. O feto já pode ser observado pelo ultra-som.
3o Mês
O feto é medido através de uma medidaconhecida como comprimento cabeça-nádega, alcançando cerca de 6 a 7 cm. Essa forma de medida se justifica pois com o crescimento intra-uterino do feto, o seu corpo irá sofrer uma flexão, dificultandoa medida convencional. O útero pode ser palpado acima da sínfise púbica, osso que compõem a pelve feminina, facilmente palpável na altura dos pêlos pubianos. Os ossos começam a se formar. Os dedos dasmãos e dos pés se diferenciam, sendo recobertos por unhas. Os genitais externos começam a se desenvolver, mas não ainda se consegue distinguir o sexo. Nesse período, o crescimento é muito rápido....
tracking img