123456478-9

3417 palavras 14 páginas
A TEORIA GERATIVA
NOAM CHOMSKY

A linguística gerativa – ou gerativismo, ou ainda gramática gerativa – é umacorrente de estudos da ciência da linguagem que teve início nos Estados Unidos, nofinal da década de 50, a partir dos trabalhos do linguista Noam Chomsky, professor doInstituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT. Considera-se o ano de 1957 a data donascimento da linguística gerativa, ano em que Chomsky publicou seu primeiro livro,Estruturas sintáticas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa linguística que jápossui 50 anos de plena atividade e produtividade. Ao longo desse meio século, ogerativismo passou por diversas modificações e reformulações, que refletem apreocupação dos pesquisadores dessa corrente em elaborar um modelo teórico formal,inspirado na matemática, capaz de descrever e explicar abstratamente o que é e comofunciona a linguagem humana.
A linguística gerativa foi inicialmente formulada como uma espécie de respostae rejeição ao modelo behaviorista de descrição dos fatos da linguagem, modelo esse quefoi dominante na linguística e nas ciências de uma maneira geral durante toda a primeirametade do século XX. Para os behavioristas, dentre os quais se destacava o linguistanorte-americano Leonard Bloomfield, a linguagem humana era interpretada como umcondicionamento social, uma resposta que o organismo humano produzia mediante osestímulos que recebia da interação social. Essa resposta, a partir da repetição constante emecânica, seria convertida em hábitos, que caracterizariam o comportamento linguístico de um falante. Vejamos, por exemplo, como Bloomfield descrevia a maneira pela qualuma criança aprendia a falar uma língua:
(...) Cada criança que nasce num grupo social adquire hábitos de fala e de resposta nos primeiros anos de sua vida. (...) Sob estimulação variada, a criança repete sons vocais. (...) Alguém, por exemplo, a mãe, produz, na presença da criança, um som que se assemelha a uma das sílabas de seu balbucio. Por exemplo, ela

Relacionados