Resenha capitulo 6 do livro o cidadão contra a cidade ideal - mumford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES∕JF
Arquitetura e Urbanismo
História da Arquitetura e Urbanismo I

Ramon Lima Bastos Fernandes

A Cidade na História
Resenha : Capítulo VI - Ocidadão contra a cidade ideal
Lewis Mumford

Juiz de Fora
11/04/2012

1 – Cidade e Cidadão

Lewis faz uma comparação entre a cidade física (construções) e a cidade “invisível” (a ideologia deuma cidade ideal para todos). O aspecto de ordem que conhecemos de Atenas, por exemplo, só se concretizou no fim do período Helenístico, antes disso a cidade era mais orgânica, refletia a confusão damente humana da época.
Para conseguir tal feito, os gregos introduziram na cidade um elemento chave, o Cidadão livre.

2 – A forma da cidade Helênica
Aqui o autor nos fala sobre a estrutura daAcrópole, em suas ruas estreitas e sinuosas era fácil de se perder, isso era usado como uma defesa contra invasões inimigas. O saneamento básico era muito precário, como a peça Ecclesia-Suzae relata em umde seus trechos, um homem esvaziava seu ventre ao ar livre, perto do Pireu. Tal fato nos mostra a “falta de importância” que era dada à prática de certas atividades corporais.

3 – A pólisencarnada
Nesse trecho é analisado o cidadão, não suas posses materiais, mas sim pela sua identidade, seus direitos e deveres para com a sociedade. Mumford cita as idéias e aspirações de vários filósofoscomo Platão, Sólon e Sófocles e nos explica por que a idéia grega de cidade ideal, que integra bondade e beleza que floresceu durante a Guerra Pérsica nunca se concretizou, pois o que tomou o lugar dessaidéia foi a Cidade Helenística, organizada, sanitária, porém muito inferior na capacidade de promover a atividade criadora.

4 – Regressão á Utopia
A utopia citada pelo autor é a criação de umacidade perfeita com cidadãos perfeitos. Como as cidades cresciam rapidamente, as montanhas, que antigamente escondiam-nas dos inimigos e serviam de muralhas, já não conseguiam desempenhar esse papel....
tracking img