Prolog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Prolog é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. De uso geral, é especialmente associada com a inteligência artificial e lingüística computacional. Sua linguagem pode ser puramente lógica, que pode ser chamada de Prolog puro, ou linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra-lógicos.
Neste trabalhoserá apresentado um breve histórico desta linguagem, suas aplicações, seus componentes mais importantes, bem como alguns trechos de programas, a fim de ilustrar com mais clareza os vários recursos disponíveis nesta linguagem de programação.
O Capítulo 1 é introdutório e destina-se a oferecer uma visão do trabalho. O Capítulo 2 nos diz sobre o surgimento e a evolução da programação em lógica, bemcomo da aplicabilidade e vantagens da mesma. Entre os capítulos 4 a 8 a linguagem Prolog é desenvolvida passo a passo e no capítulo 9 apresenta-se a conclusão.

2 LÓGICA E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

A lógica é a ciência do pensamento correto. Esta declaração não implica, contudo, em afirmar que ela seja a ciência da verdade. Mesmo que tudo o que se permita afirmar dentro da lógica sejasupostamente verdadeiro em determinado contexto, as mesmas afirmações podem resultar falsas se aplicadas ao mundo real. Os filósofos da lógica afirmam que, "para entender o que realmente acontece no mundo, precisamos entender o que não acontece", isto é, as propriedades invariantes das entidades ou objetos que o compõem. Com essa idéia em mente, podemos considerar lógicos os conjuntos de declaraçõesque possuem a propriedade de ser verdadeiros ou falsos independentemente do tempo ou lugar que ocupam no universo considerado. Este insight inicial costuma ser de grande valia para entender como a lógica pode ser empregada na programação de computadores com grande vantagem sobre as linguagens convencionais. O cálculo proposicional, que é o subconjunto da lógica matemática mais diretamente envolvidonesse processo, formaliza a estrutura lógica mais elementar do discurso definindo precisamente o significado dos conetivos e, ou, não, se...então e outros. No presente tópico esboça-se a forma como evoluiu a idéia de empregar a lógica como linguagem de programação de computadores, comenta-se os principais usos e aplicações das linguagens baseadas na lógica, e, por fim, se tenta antecipar asperspectivas mais promissoras da pesquisa neste ramo do conhecimento científico.

2.1 As raízes

O uso da lógica na representação dos processos de raciocínio remonta aos estudos de Boole (1815- 1864) e de De Morgan (1806-1871), sobre o que veio a ser mais tarde chamado "Álgebra de Boole". Como o próprio nome indica, esses trabalhos estavam mais próximos de outras teorias matemáticas do quepropriamente da lógica. Deve-se ao matemático alemão Göttlob Frege no seu "Begriffsschrift" (1879) a primeira versão do que hoje denominamos cálculo de predicados, proposto por ele como uma ferramenta para formalizar princípios lógicos. Esse sistema oferecia uma notação rica e consistente que Frege pretendia adequada para a representação de todos os conceitos matemáticos e para a formalização exata doraciocínio dedutivo sobre tais conceitos, o que, afinal, acabou acontecendo. No final do século passado a matemática havia atingido um estágio de desenvolvimento mais do que propício à exploração do novo instrumento proposto por Frege. Os matemáticos estavam abertos a novas áreas de pesquisa que demandavam profundo entendimento lógico assim como procedimentos sistemáticos de prova de teoremas maispoderosos e eficientes do que os até então empregados. Alguns dos trabalhos mais significativos deste período foram a reconstrução axiomática da geometria abstrata por David Hilbert, a aritmética proposta por Giuseppe Peano e a exploração intuitiva da teoria geral dos conjuntos, por Georg Cantor, que também produziu a iluminada teoria dos números transfinitos. O relacionamento entre lógica e...
tracking img