Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renascimento Científico
Começa a criar raízes no século XVI, onde ocorre o desenvolvimento de vários ramos da ciência. A contribuição do renascimento foi o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram.

Os destaques do renascimento científico foram para Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico. Da Vinci, como já mencionado teve habilidades emmuitos campos da ciência e com isso inventou muitos instrumentos , inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos.
As ciências naturais também progrediram.
Na medicina, Miguel de Servet, e William Harvey, descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise Paré , defendeu a ligação das artérias, em vez da tradicional cauterização para estancar hemorragias, eAndré Vesálio , o “pai da anatomia” que publicou o primeiro livro sobre a anatomia humana.
O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra- reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.
No campo da física, o italiano GalileuGalilei foi um grande destaque, sendo também um importante nome no Renascimento Científico, ele concluiu os estudos de Copérnico.
Na Medicina, André Vesálio ficou conhecido como o “Pai da Anatomia” após publicar o primeiro livro de anatomia humana. Miguel de Servet, e William Harvey descobriram a circulação sanguínea. Ambroise Paré desenvolveu a técnica de ligação das artérias, contribuindo paraprogressão das cirurgias.
*****
Ao longo dos séculos XV e XVI, a ciência européia sofreu em diversos aspectos, um impluso renovador. Um expressivo número de pesquisadores, valorizando a razão e a experimentação, procurava examinar questões da natureza e da sociedade.
Mas a nova mentalidade científica não se desenvolveu sem a resistência daqueles que defendiam as tradições culturais medievais.Alguns dos episódios que ilustram esses conflitos:

Dissecação de Cadáveres
O médico espanhol Miguel de Servet( 1511- 1553), pôde descrever, pioneiramente, o funcionamento da circulação do sangue nos pulmões por meio da dissecação de cadáveres. Por essa prática, foi criticado e perseguido pelas autoridades religiosas cristãs; preso em Genebra, foi queimado vivo.
Teoria Heliocêntrica
Uma dasmais brilhantes teorias científicas dessa época, o heliocentrismo― segundo a qual a Terra e os outros planetas se moviam em torno do Sol―, foi desenvolvida pelo sacerdote católico e astrônomo Nicolau Copérnico (1473- 1543). Em sua obra Da revolução das esferas celestes, publicada no ano de sua morte, Copérnico refutou a teoria geocêntrica ( que concebia a Terra como um centro fixo em torno do qualgiravam os demais corpos celestes), provocando a reação das pessoas, especialmente dos religiosos. Sua teoria heliocêntrica cntrariava passagens da Bíblia que indicavam o movimento do Sol em torno da Terra.
Um interessante exemplo da ciência renascentista é Leonardo Da Vinci. Embora conhecido principalmente por sua produção artística, desenvolveu notáveis idéias cientificas — muitas delas somentedivulgadas após sua morte. Foi precursor de numerosos inventos modernos, tais como uma máquina de voar, o pára-quedas, o submarino e o carro de assalto (tanque de guerra).
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros,foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Biografia
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre...
tracking img