Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduos Hospitalares

Resíduo resultante de atividades médicas desenvolvidas em Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde (UPCS), em atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e investigação, relacionada com seres humanos ou animais, em farmácias, em atividades médico-legais, de ensino e em quaisquer outras que envolvam procedimentos invasivos, tais como acupuntura,piercings e tatuagens”.

“ A gestão do resíduo constitui parte integrante do seu ciclo de vida, sendo da responsabilidade do respectivo produtor”, ou seja, cada UPCS tem a responsabilidade de gestão dos RH que produz.
As UPCS deverão aplicar boas práticas em todas as etapas da gestão de RH (minimização na produção de RH, adequada triagem, acondicionamento e armazenamento), de modo a reduzir osriscos associados ao manuseamento dos RH perigosos, garantindo a proteção individual de todos aqueles que com eles
contactam, assim como da população em geral.

Uma boa gestão dos RH requer, necessariamente, o conhecimento rigoroso das produções, características, recursos e limitações do sistema, o que pressupõe, inevitavelmente, a correta pesagem, registos atualizado e arquivo de todas estesdados.

Classificação dos Resíduos:

GRUPO A
Resíduos Infectantes

O grupo A é classificado como: Resíduo Biológico - Infectante, “Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, possam apresentar
risco de infecção”.

Métodos de Segregação e Acondicionamento

Os resíduos devem ser acondicionados em sacosBRANCOS, contendo o símbolo universal de risco biológico de tamanho compatível com a quantidade. Há um lacre próprio para o fechamento, sendo terminantemente proibido esvaziar ou reaproveitar os sacos. A substituição do saco ocorrerá quando forem atingidos 2/3 de sua capacidade, e pelo menos uma vez a cada 24 horas.
É de fundamental importância que TODOS os sacos estejam devidamenteidentificados e preenchidos contendo as seguintes informações: nome do responsável pelo LIM ou departamento no campo “Gerador”, número do LIM ou nome do Departamento (campo “Unidade”) e data do descarte do saco (campo “Data”). Posteriormente, serão coletados pelo órgão municipal competente (LIMPURB) e submetidos a tratamento de inativação microbiana (desativação eletrotérmica). Encaminhados para oaterro sanitário licenciado para disposição final de resíduos de serviços de saúde, exceto carcaças de animais, que serão encaminhadas para cremação e peças anatômicas humanas que serão enviadas ao SVOC - Serviço de Verificação de Óbitos da Capital.

Resíduos infectantes que devem obrigatoriamente receber tratamento antes de sair do laboratório
Resíduos Sólidos
• Coletados em sacos paraautoclavagem;
• Precisam ficar semi-abertos durante o tratamento para redução ou eliminação
da carga microbiana compatível com Nível III de Inativação*;
• Após resfriamento, os sacos serão fechados e acondicionados no interior de
sacos BRANCOS para resíduos infectantes; lacrados e identificados pelo
preenchimento dos campos da etiqueta;
• Armazenados em recipiente rígido até a coleta.Resíduos Líquidos
• Acondicionados em frascos resistentes a autoclavagem;
• Preenchimento não superior a 2/3 de sua capacidade e com a tampa colocada
sobre o frasco, de modo a permitir a saída do ar;
• Tratamento com Nível III de Inativação*;
• Após resfriamento, o conteúdo dos frascos poderá ser eliminado no sistema
de coleta de esgoto;
• Enxaguar a pia após descarte.

Desinfecção Química
Aredução ou eliminação da carga microbiana através de desinfecção química é uma alternativa a autoclavagem e, caso venha a ser escolhida, deverá ser procedida conforme orientação da cartilha. Contudo, na possibilidade de utilização da autoclavagem, esta deverá ser preferida pela redução dos impactos ambientais.

Resíduos infectantes que não necessitam de tratamento antes
de sair do laboratório...
tracking img