Relatorio volume molar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FEAU

Engenharia de Alimentos

Relatório de Físico-Química

VOLUME MOLAR DOS GASES

SANTA BÁRBARA D’OESTE
Agosto/ 2011

Sumário

1. RESUMO

INTRODUÇÃO

1. Objetivo
2. Fundamentação Teórica e metodologia empregada.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3. Materiais utilizados
4. Processo da coleta de dados
5. Discussão de Dados.

2.CONCLUSÃO
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. RESUMO.

Este relatório tem como objetivo relatar a experiência realizada no laboratório de química, sobre a determinação do volume molar dos gases ideais.
Volume Molar é o volume ocupado por 1 mol de cada substância. Para sólidos e líquidos o volume molar depende, entre outras coisas, da natureza, da substância, mas para gases ele sódependerá das condições de temperatura e pressão, qualquer que seja a natureza do gás.
Nas condições normais de pressão e temperatura (p = 1 atm ou 760 mmHg e T= 0oC) o volume molar apresenta um valor constante igual a 22,4 litros que é, portanto, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás nas referidas condições.
É importante deixar claro que o valor de 22,4 litros é o volume calculadopara gases ideais. Os gases reais apresentam valores próximos de 22,4 litros.

2. INTRODUÇÃO.

2.1 Objetivo.

O objetivo da experiência é demonstrar experimentalmente que o volume ocupado por um mol de qualquer substancia gasosa nas CNTP é igual a 22,4litros.

2.2. Fundamentação Teórica e metodologia empregada.

O referente relatório trata-se da determinação do volume molarde um gás na CNTP. Escreveu Brady (1986) que “estamos familiarizados com muitas das propriedades dos gases porque estamos constantemente cercados por uma mistura gasosa chamada atmosfera”. A matéria é capaz de existir em três formas físicas ou estados diferentes: sólido, liquido e gasoso.
Quando um gás é introduzido em um recipiente, as moléculas movem-se livremente dentro deste, ocupando todo oseu volume. Uma vez que os gases se misturam livremente uns com os outros, se vários gases estiverem presentes numa mistura, o volume de cada componente é o mesmo que o volume ocupado pela mistura toda.

Volume Molar é por definição, o volume ocupado por 1 mol de moléculas de uma substância (ou 1 mol de átomos de um elemento) na fase gasosa. Como um volume ocupado por um gás dependediretamente das condições da temperatura e pressão, o volume molar varia conforme a temperatura e a pressão variam.
Nas CNTP, isto é, a 273 K e 760 mmHg, o volume por um mol de moléculas (ou átomos) de qualquer gás é aproximadamente igual a 22,4L. Podemos fazer uma experiência para confirmar esse, mas é importante observar a necessidade de Ter o máximo de cuidado com o material e oprocedimento adotados para que a margem de erro seja a menor possível.
“Em condições idênticas de temperatura e pressão, o volume ocupado por um gás, é diretamente proporcional à sua quantidade de substância, ou seja, ao seu número de mol. Assim, se dobrarmos seu número de mol (n), seu volume também irá dobrar. Logo, a relação entre o volume e o número de mol é constante (V/n= k)”.(USBERCO & SALVADOR, 2002).
Como, em um mol de qualquer gás, o número de moléculas é sempre 6,0 · 1023, um mol de qualquer gás, nas mesmas condições de pressão e temperatura, ocupará sempre o mesmo volume.
O experimento a seguir foi feito com o máximo de cuidado, desde a montagem do equipamento à produção do gás, pois se entende que qualquer descuido pode fazer com que o resultado esperadose altere.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.

3.1 Materiais utilizados.
Experimento
• Tubos de ensaio.
• Proveta
• Becker
• Bico de Bunsen
Reagentes:
• KClO3
• MnO2
• 3.2. Procedimento de coleta de dados:

Colocamos 0,1g de KClO3 e 0,005g de MnO2 (2:1) em um tubo de ensaio limpo e seco e misturamos muito bem as duas substâncias. Enchemos uma proveta de água...
tracking img