Relatorio pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “A classe operária vai ao paraíso” é um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70, juntamente com “Sacco e Vanzetti” (Giuliano Montaldo), “Os companheiros” (Mário Monicelli),“Os subversivos” e “Sob o signo de escorpião” (ambos dos irmãos Taviani), “Um cidadão acima de qualquer suspeita” do mesmo Elio Petri. Em um momento de grande vigor dos partidos comunistas e domovimento operário europeu, o cinema foi capaz de captar todo o debate em torno do engajamento dos operários na vida política européia e particularmente, italiana.
O processo de conscientização políticado operário Lulú é o eixo do filme, que de forma dialética, consegue fazer aflorar as contradições da condição do trabalhador sem cair na armadilha do filme panfletário. Ao mesmo tempo que Lulú sepolitiza é influenciado pela sociedade de consumo . Suas referências no processo de politização são três: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e,sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio.
A alienação do trabalho no capitalismo é exposta de maneirabrilhante na conversa de Lulú e Militina, onde este, em sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. Ainda Militina é a principal referência na utopia quedá nome ao filme: o muro que precisa ser derrubado, dando acesso ao paraíso para todos os operários.
A discussão de Lulú com o líder estudantil após ter sido demitido expõe a dificuldade em aproximaro discurso de esquerda da vida cotidiana dos trabalhadores: o coletivo se sobrepõe ao individual em uma sociedade onde o individualismo está arraigado.












é benquisto peloschefes e mal visto pelos colegas mais ativistas, engajados no movimento sindical. Mas não é uma pessoa feliz ou tranqüila – muito ao contrário. É um sujeito atormentado, à beira de um ataque de nervos,...
tracking img