Abordagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 2
ABORDAGEM TECNICISTA
CARACTERÍSTICAS GERAIS: Esta abordagem se é caracterizada pelo empirismo. O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o indivíduo que a faz. O uso de máquinas(através das quais é possível apresentar contingências de maneira controlada) libera, até certo ponto, o professor de uma série de tarefas. Pra que se possa proceder à analise comportamental doensino, é necessário se considerar que tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno podem ser analisados em seus componentes comportamentais.
HOMEM: O homem é uma consequência das influências ouforças existentes no meio ambiente. Uma pessoa é responsável por seu comportamento, não só no sentido de que merece ser admoestada ou punida quando procede mal, mas também no sentido em que mereceser elogiada e admirada em suas realizações. (Skinner, 1973, p.21). Uma pessoa jamais se torna verdadeiramente dependente apenas de si mesma, depende necessariamente daqueles que a ensinaram afazê-los.
MUNDO: A realidade, para Skinner, é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído, e o homem é produto do meio.O comportamento, por sua vez, pode ser mudado modificando-se as condições das quais eleé uma função, ou seja, alterando-se os elementos ambientais. Muita coisa ocorre no interior do homem autônomo e transferi-las, uma a uma, ao ambiente controlador (Skinner, 1973, p.155).SOCIEDADE-CULTURA: Esta categoria é bastante comentada na obra de Skinner, já que toda a sua proposta visa uma modificação social. Para ele, o ambiente social é o que chamamos de uma cultura. A cultura éentendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. Uma cultura bem planejada é um conjunto de contingências de reforço, capacitam-na a enfrentar emergências e modificam-na de modo arealizar essas mesmas coisas mais eficientemente no futuro. Skinner é favorável ao “relativismo cultural”, afirmando que cada cultura tem seu próprio conjunto de coisas boas e o que se considera bom...
tracking img