Relatorio bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Bioquímica

Análise de PH e Soluções Tampão

Introdução:

O PH é um índice que indica a acidez, neutralidade e alcalinidade de um meio. O PH pode ser determinado por adição de umindicador de PH na solução em análise. A cor do indicador varia consoante o PH da solução.
O grau de acidez é uma importante propriedade química do sangue e de outros líquidos corporais. Em linhasgerais a definição de uma solução tampão seria aquela que é capaz de atenuar a variação do valor do seu PH, resistindo à adição, dentro de limites, de reagentes ácidos ou alcalinos.

Objetivo geral:Foi reconhecida a importância do controle de PH na homeostase dos organismos, enfatizando os conceitos de PH e soluções tampão.

Objetivo específico:

Através do método colorimétrico, utilizandoindicador universal, determinamos o PH de soluções.

Materiais e Métodos:

Foram utilizados 8 tubos de ensaio definidos e coloridos com o auxílio de indicador universal. Esta escala foi utilizada paraavaliar os experimentos I e II, que consistiu em adicionar ácido forte e base forte em soluções de água destilada e tampão pH 7. Desta forma foi possível avaliar o funcionamento de uma soluçãotampão.
Preparamos 8 tubos de ensaio com 1mL de solução pH 3 a 10 em cada tubo, 5 gostas de indicador universal e 9mL de água destilada.
Para realizar esta prática foram utilizados Hidróxido de SódioNaOH 0,1mol/L, Ácido Clorídrico HCl 0,1mol/L e Solução tampão Ph7,0.
No experimento I foram utilizados Indicador Universal, Água Destilada e Solução Tampão pH 7,0.
No experimento II foramutilizados NaOH 0,1mol/L, HCl 0,1mol/L.

Resultados e Discussão:

Homogeneizamos as soluções tampão pH 3 a 10 (1mL), com o indicador universal (5 gotas) e a água destilada (9mL) nos 8 tubos de ensaio eobtivemos tubos coloridos.
No experimento I preparamos 4 tubos de ensaio e misturamos 5 gotas de indicador universal em cada tubo, 10 mL de água destilada em dois tubos e 1 mL de solução tampão pH...
tracking img