relatorio bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: JANCINEIDE OLIVEIRA DE CARVALHO
CURSO: ODONTOLOGIA (2° PERÍODO)








RELATÓRIO













TERESINA/2014









SUMÁRIO
RESUMO--------------------------------------------------------- 4
INTRODUÇÃO-------------------------------------------------- 5
MATERIAL EMÉTODOS------------------------------------- 6
RESULTADO----------------------------------------------------- 9
DISCUSSÃO------------------------------------------------------ 11
CONCLUSÃO----------------------------------------------------- 12
REFERÊNCIA------------------------------------------------------15










CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI


















TERESINA/2014RESUMO:

Na prática 2 (Material de Laboratório) selecionou-se para o melhor desempenho dos usuários alguns dos materiais mais utilizados em laboratórios de Bioquímica. Nessa prática foi também apresentado todo o laboratório e equipamentos de segurança para melhor realização das experiências.
Na prática 3 (Reações de caracterizações dos Carboidratos) utilizou-se uma série de reações clássicas(Reação com reagente de Molish e Reação de Seliwanoff), geralmente reações coloridas, que apesar do advento da técnica da cromatografia, ainda são utilizadas para identificação dos diversos tipos de carboidratos.
Na prática 4 (Açúcares redutores e hidrólise de dissacarídeos) utilizou-se o reativo de Benedict para identificar se é um açúcar redutor ou oxidativo. Dentro de cada tubo de ensaioadicionou-se as soluções (carboidratos + reagente) dando origem a colorações diferentes e assim podendo identificar algumas características para chegar a possíveis resultados.
Na prática 5 (Hidrólise dos polissacarídeos) estudou-se a hidrólise dos polissacarídeos, especialmente do amido, que quando tratado por um ácido a quente, sofre uma sucessão de hidrólises dando dextrinas(amilo,eritro,acrodextrinas), maltose e glicose como produto final. Em um segundo momento, pode-se classificar as dextrinas pela reação colorida que dão com o iodo. Já a maltose e glicose possuem propriedades redutoras que são reconhecidas pela reação de Benedict.








INTRODUÇÃO:

Na prática 2 (Material de Laboratório) os instrumentos de laboratório são equipamentos utilizados a fim de realizarexperiências, medições, estudar substâncias ou recolhimento de dados. No primeiro momento da aula, observou-se cada material, o nome e a função. Em um segundo momento da aula, foi utilizado água corrente para determinar se as medidas indicadas eram de precisão ou de exatidão.
Na prática 3 ( Reação de caracterização dos Carboidratos) definem-se carboidratos como as moléculas orgânicas mais abundantes nanatureza, constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio. A função mais importante desses açúcares no organismo é servir como combustível fornecendo a fonte principal de energia. Os hidratos de carbonos podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas. Na identificação desses açúcares foi utilizada a substância Molish, que é considerada a reação geral para os carboidratos. E a Reaçãode Seliwanoff foi utilizada para diferenciação de aldoses e cetoses.
Na prática 4 (Açúcares redutores e hidrólise de dissacarídeos) um carboidrato é dito redutor quando apresenta pelo menos um carbono anomérico livre, ou seja, não ligado a nenhum outro composto, por exemplo, glicose e maltose. E se esse carbono anomérico encontra-se ligado a algum composto temos um carboidrato oxidante, porexemplo, sacarose. Para determinar se o açúcar é redutor ou não se utiliza o reativo de Benedict.
Na prática 5 (Hidrólise de polissacarídeos) polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos. São polímeros naturais, também chamados de poliosídeos. Durante a prática, classificam-se as dextrinas e prova que a maltose e a glicose...
tracking img