Cadeia de fornecimento – wall-mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO
“CADEIA DE FORNECIMENTO – WALL-MART

Estudo de Caso: Cadeia de Fornecimentos - Wall-Mart

A cadeia de fornecimento do Wall-Mart, é sem duvida alguma uma das mais avançadas e tecnológicas do mundo. O que faz dela um diferencial competitivo e um modelo a ser seguido.
Todo processo se inicia quando, caminhões de diferentes fornecedores descarregam suas mercadorias em esteirasrolantes em cada baia de carregamento. Essas esteiras menores desembocam em esteiras maiores, como se fossem afluentes de um grande rio. Essas esteiras de 20 kilometros de distancia são abastecidas 24 horas por dia e 7 dias por semana ininterruptos.
Esse ainda é o fato mais comum da cadeia. O ponto mais inovador é o que esta por vir. Enquanto essas caixas correm nas esteiras, uma célula elétricalê os códigos de barras de todas as caixas. E quando chega do outro lado do prédio, braços elétricos as separam, conduzindo cada uma delas para sua respectiva esteira rolante. Enquanto esta sendo conduzidas pela esteira, caminhões ja previamente direcionados estão no fim dessas esteiras, a espera para leva-las a sua loja correta.
A partir do momento que o cliente escolher o produto e passa-lo nocaixa, o leitor de barras enviara um sinal, que atravessara toda rede Wall-Mart, até o fornecedor do produto, emitindo uma ordem para que ele fabrique novamente esse produto e recomece todo o processo. Esse processo se repete 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
Toda essa logística da cadeia de fornecimento, faz do Wall-Mart, no olhar dos fornecedores, um ótimo lugar paravender seus produtos, pois a eficiência de todos seu sistema permite que as vendas sejam constantes e com isso aja uma grande sincronia de estoques e pedidos, que vai ser feito de acordo com a demanda. Um exemplo é a HP que na época de Natal vende 400 mil computadores através de 4 mil Wall-Marts espalhados pelo mundo em apenas um dia. E isso só é possível pela sua eficiente cadeia de fornecimento.
Combase nisso que acabamos de ver, pode-se concluir que, para a cadeia de fornecimento moderna funcionar, deve haver uma sincronia horizontal, entre todos os envolvidos no processo. E um sistema que facilite a interação e comunicação de todos. E foi dessa maneira que o Wall-Mart deu um salto a frente de todas as empresas, diminuindo os custos nos processos produtivos e com isso fazer que o produtofinal chegasse mais barato na mão do consumidor. Se tornando a maior rede de varejo do mundo.
O Wall-Mart sempre focou sua ambição no desenvolvimento de uma eficiente cadeia de fornecimento, acumulando anos de experiência nesse setor, e tendo um diferencial competitivo inalcançável nessa área, pelos seus concorrente.

Vários restaurantes japoneses em Bentonville?

A demanda por Sushi emArkansas não é apenas por acaso, está vinculado com o fato que os fornecedores do Wal-Mart instalaram seus escritórios perto da sede da empresa, assim, podendo ficar perto da matriz. Por isso, a região onde esse aspecto se encontra é conhecida como “Vendorville”, cidade dos vendedores.
O fato mais interessante sobre a sede do Wal-Mart é que mesmo sendo a sede, ela tem a cara da empresa. Isso é umaspecto muito importante, para que todos pensam da mesma maneira. Não importa se seu cargo é mais importante do que o outro, se você está acima do outro funcionário ou não. Os escritórios internacionais parecem almoxarifados, O coração da empresa é distribuído por salas um pouco piores do que salas de diretores de escolas públicas.
No saguão da para ver todos os cubículos onde fornecedorespotenciais tentam vender seus produtos para os compradores do Wal-Mart. Parece um misto de Sam’s Club com o bazar coberto de Damasco. Após esse comentário, o texto indica para os acionistas ficarem tranquilos, pois a empresa com certeza não está desperdiçando o dinheiro eles com frescuras. Acho isso muito importante, os acionistas precisam saber o que esta acontecendo dentro da empresa, mesmo sendo esse...
tracking img