Relatoria da aula com microscopio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula com a utilização do Microscópio

No dia 21 de novembro de 2012, a turma do primeiro Ano do Ensino Médio, iniciou uma aula no laboratório do Campus da UFAC, sobre a observação daprofessora de biologia Simone Tojal juntamente com a ajuda dos estagiários.
Assim que chegamos, foi pedido para que colocássemos em cima da mesa os seguintes materiais: cortiça, tesoura, jornal,cebola e uma caixa de palitos de fósforo, para podermos começar a utilizar o microscópio.
O primeiro passo foi ligar o microscópio, depois foi distribuída uma lâmina. Logo depois aprofessora pediu pra que cortássemos uma letra do jornal bem pequena para que pudéssemos observa-la, onde a mesma ficou enorme.
Depois trocamos a letra por um pedaço de cortiça. Onde podemos observarque quanto mais fino maior é sua comparação á um favo de mel.
Quando terminamos a observação da cortiça, foi mandado que pegássemos um palito de fosforo e esfregássemos na boca, parapegarmos um pouco da nossa mucosa bucal e depois raspar na lamina. Feito isso, os estagiários colocaram gotas de uma substancia chamada Azul de Metileno e colocamos em cima uma lamínula, para assimpoder enxergar o núcleo da mesma.
Observamos depois uma célula vegetal. Foi dada uma nova lamina na qual foi colocado em cima um pedaço da casa de uma cebola, onde percebemos que elas sãopoliédricas.
Por ultimo os estagiários pegaram gotas de água temporária, colocaram na lamina e depois colocaram a lamínula por cima para poder espalhar a água, onde procuramos plânctons.Depois de observar colocamos a lamina na pia e desligamos os aparelhos.
Podemos dizer que a aula realizada foi bastante interessante, pois podemos aprender a como utilizar um microscópio e vero quanto ele é importante para enxergamos como as coisas realmente são ao nosso redor. E assim dizer que o microscópio foi uma grande invenção, tanto para os cientistas como para nós.
tracking img