Relato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratorio de Química Geral










- Experimento 2: Determinação experimental da densidade e identificação de amostras de sólidos e de líquidos.


- Bancada: 4









- Data Realização: 27 de agosto de 2012.












- Titulo :

Determinação experimental da densidade e identificação de amostras de sólidos e líquidos.


- Introdução Teórica :As propriedades Físicas da matéria se agrupam em duas categorias: as intensivas e as extensivas. As intensivas são aquelas que independem da quantidade de matéria como temperatura, concentração, densidade. E as extensivas são aquelas que dependem da quantidade de matéria como massa, volume.
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume do mesmo, ouseja, a partir de duas propriedades intensivas, derivamos uma extensiva. Neste experimento, utilizamos métodos físicos e matemáticos para definir a densidade de sólidos regulares, sólidos irregulares e líquidos.
Para realizar essas atividades, utilizamos balança semi-analítica, paquímetro, proveta, termômetro e picnômetro.
Inicialmente utilizamos o paquímetro para analisar as medidasdos sólidos regulares e posteriormente calcular seu volume, após esse procedimento utilizamos a balança semi-analítica para visualizar suas massas. Consequentemente utilizamos a fórmula matemática d=m/V para determinar a densidade de cada sólido regular.
Com os sólidos amorfos, tentar tirar suas medidas é uma tarefa inútil, pois seria muito difícil estimar corretamente suas medidas.Consequentemente utilizamos provetas com água, ou seja, mergulhamos os sólidos na água e analisamos o deslocamento do líquido, esse deslocamento nos informa o volume de cada sólido amorfo. Posteriormente utilizamos a balança semi-analítica para constatar a massa de cada sólido e após isso determinamos a densidade de cada um através da fórmula matemática d=m/V.
Para determinar a densidade doslíquidos utilizamos o picnômetro, porém necessitamos determinar sua massa. Portanto, utilizamos a balança semi-analítica para determinar sua massa e posteriormente o enchemos de água e pesamos o conjunto novamente, consequentemente fica possível determinar a massa de água utilizada. No início do experimento nós medimos a temperatura da água e com a ajuda de uma tabela determinamos a densidade daágua naquela temperatura. Sendo possível determinar o volume do picnometro utilizando a fórmula matemática V=m(H2O)/d(H2O). Com o volume do picnometro determinado podemos analisar a densidade do etilenoglicol e álcool etílico (etanol). Primeiramente colocamos os líquidos no picnometro e medimos a massa de cada conjunto para poder determinar a massa utilizada de cada líquido. Posteriormenteutilizamos a fórmula matemática d=m(líquido)/V(picnômetro) para determinar a densidade de cada líquido.

Para melhor visualização de como calcular a densidade de um material, vide fórmula.














- Materiais e Métodos :

Para a realização do experimento foram utilizados: Paquímetro eletrônico de resolução 0,05mm(para medir o volume dos sólidos regulares), Balançasemi-analítica(para aferição da massas das substancias), Termômetro(para aferir a temperatura da água), Picnômetro(para medir as densidades dos líquidos), Provetas de vários tamanhos(para medir o volume de sólidos amorfos por imersão) e os materiais que foram analisados (4 bastões da metais diferentes, 1 cubo, 3 parafusos , 3 porcas e 2 líquidos diferentes).



Instrumentos utilizadosProvetas Termômetro







Cilindros de
diferentes metais...
tracking img