Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No capítulo IV desta obra, o autor Max Weber passa a analisar como representantes históricos do protestantismo explorando os fundamentos do ascetismo laico oriundos da igreja reformada, procuraram de forma inter-relacionada a contra a manutenção da unidade da igreja que coagiam os adeptos a agirem de acordo os interesses religiosos práticos. Dentro desse âmbito destacam-se quatro representantesdo protestantismo: O Calvinismo, O Pietismo, O Metodismo e as Seitas Batistas.
Neste sentido, Max Weber deixa claro que seu estudo nestas linhas de representante religiosas protestantes não se focaliza no ensino dos compêndios éticos do tempo, antes focaliza na influência que tais representantes exerceram naquela época.

“Estamos interessados em algo inteiramente diferente: influênciasdaquelas sanções psicológicas que, originadas da crença religiosa e da prática da religião, orientavam a conduta e a ela prendiam o indivíduo. Ora,essas sanções eram em larga medida, derivadas de peculiaridades das idéias religiosas. O homem daquele tempo preocupa-se com dogma abstratos(...) .”(Weber, p.54. 2001)

O Calvinismo

Este segmento religioso protestante foi o qual giravam as grandes lutas políticas e culturais dos séculos XVI e XVII que se desenvolveram nos países em desenvolvimento, causou-se uma cisma da igreja inglesa que representaria um perigo político aos detentores do poder. Neste sentido, o Calvinismo surge como um dogma queluta contra a doutrina deixada por Lutero que pregava o sentido religioso graças aos decretos de Deus, mas por conta de sua influência política, aproxima-se dos homens. No calvinismo se destrói qualquer tipo de manifestação subjetiva ao ser por parte dos fiéis, pregando a descrença total dos homens.
Para os calvinistas, a fé deve, por meio de obras humanas, apresentarem resultados objetivos. Adoutrina calvinista da predestinação foi apenas uma das várias possibilidades que teve um efeito poderoso.


O Pietismo


Tal segmento é um movimento religioso que se destaca pela busca da conexão entre a predestinação e a doutrina do próprio pietismo inicial, ou seja, aqueles predestinados para a graça podiam errar os dogmas assim como os outros pecados. A diferença do Pietismo e do Calvinismose encontra no ascetismo acentuado da doutrina pietista, tendo um lado emocional exacerbado, sendo muito fanáticos. Outro dado interessante do pietismo está relacionado ao tipo de graça divina manifestada, ela só é oferecida uma única vez aos homens. No geral o pietismo tendeu a uma ênfase na emocionalidade, claro que de maneira geral.


O Metodismo


A combinação de um tipo de religiãoemocional, ainda mais ascético é caracterizada pelo movimento metodista. Como o próprio nome sugere no metodismo a preocupação doutrinal se concentra da graça divina. No metodismo, as obras são os meios pelos quais podemos avaliar o estado da graça de alguém que devem ser realizadas apenas para a glória de Deus.
A ética metodista, semelhantemente ao pietismo, parece estar fundamentada numa base deincerteza. O ato emocional da conversão era metodicamente induzido. E uma vez obtido, não era seguido pelo gozo da comunhão de Deus, mas era sim uma luta racional pela perfeição.



As Seitas Batistas


As Mais importantes idéias dessas comunidades que se compunham: os batistas, menonitas e os quakers, são esclarecimentos de maneiras diferentes, a justificação da fé para os batistas eraconsistida mais na tomada de posse espiritual de seu dom de salvação, mas esta ocorria através da revelação individual: pela ação do divino espírito santo, era oferecida a todos, e bastava esperar pelo espírito e não se apegar ao mundo.
As seitas batistas desenvolveram a mais radical desvalorização de todos os sacramentos como meio de salvação e realizaram a desmistificação religiosa do mundo....
tracking img