Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: UM PROCESSO DE MUDANÇA
by Janaina de Aguiar Cibien

“Idealiza-se um novo homem para um novo século, que deva ser construído com base em relações mais saudáveis ...Provem certamente de uma nova mentalidade cultural, descrita em termos de paradigmas alternativos que agregam valores, práticas e propostas associadas a uma visão critica das antigas formas deconvivência nos diversos setores da atividade humana”. Del Prette, (2001,p.213).

O fenômeno da globalização não é novo. O que é novo é a rapidez e a intensidade com que o processo está acontecendo,provocando mudanças no setor da cibernética e da tecnologia de ponta. O processo de globalização está trazendo para as organizações, assim como para as pessoas, inseguranças e incertezas, ameaças eoportunidades. Implica em mudanças nas condições de competitividade das empresas.

A globalização contemporânea é vista antes de tudo como um produto da expansão cada vez mais ampliada do capitalismo e dasociedade de consumo, acarretando uma crescente mercantilização da vida humana que teria atingido níveis inéditos na história. Numa sociedade moldada pelo fetichismo da mercadoria dominada pela lógicacontábil em que tudo é transformado em grandezas abstratas, passíveis de serem compradas e vendidas, fica difícil imaginar a manifestação de culturas ou civilizações com distintos padrões deorganização, capazes de vivificar valores como pacifismo, solidariedade, cooperação, aceitação. O fruto da globalização são pessoas individualistas, preocupados somente consigo, não dando mais atenção aos que osrodeiam, e isto também implica na mudança de padrões de comportamento e na rotina de suas vidas, em suas relações, levando-as muitas vezes a problemas de estresse.

Programas de reestruturaçãoorganizacional e pessoal estão cada vez mais em evidência diante de cenários mercadológicos adversos e em contínua transformação. O uso intensivo da informática, a revisão dos processos empresariais,...
tracking img