Espectro eletromagnetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espectro eletromagnético


O espectro (ou espetro) eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as micro ondas, o infravermelho, a luzvisível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos radiação gama.


A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço. Parte de todo o espectro consegue ser interpretada atravésdo olho dos diversos animais e, para cada espécie, denomina-se essa fatia de luz de luz visível. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem decrescenteda onda são: ondas de rádios, micro-ondas, radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.


Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética comcomprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou porobjetos astronômicos. Tais ondas eletromagnéticas são também denominadas ondas hertzianas e popularmente conhecidas como ondas de radio freqüência ou simplesmente ondas de rádio.


As micro-ondassão ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda.



A radiaçãoultravioleta (UV)
Existem certas lâmpadas ultravioleta que emitem comprimentos de onda próximos à luz visível entre 380 e 420 nm. Estas são chamadas de lâmpadas de "luz negra". A diferênça para a luznegra, é que esta não possui o revestimento de fósforo, deixando, assim, passar toda radiação ultravioleta.


Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Osraios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen. Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência,...
tracking img