Espectro eletromagnetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECTRO

ELETROMAGNÉTICO

Aluna: Gisele Santiago dos Santos
Professora: Carmem Silveira
Disciplina: Química Geral
Turma: Engenharia de produção
Turno: Manhã
Espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética que possui desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X até a radiação gama.
As ondaseletromagnéticas são formadas por um conjuto de campo. Esse campo se forma quando uma carga em repouso cria um campo ao seu redor que se estende ao infinito. Quando essa carga é acelerada ocorre uma variação do campo eletromagnetico no tempo que irá induzir um campo magnético também variável no tempo.

Todas as ondas têm a mesma velocidade no vácuo, c = 3×108 m/s e são bem semelhantes, o que difereumas das outras é o comprimento de onda e logo suas frequências, o que significa que as fontes que dão origem a cada uma delas são e os instrumentos para identifica-las são diferentes.

TIPO DE RADIÇÃO

ONDAS DE RÁDIO
As ondas de rádio são geradas naturalmente por raios ou objetos astronômicos. São denominadas assim porque são utilizadas para fazer as transmissões das estações de rádio. Seucomprimento de onda e maior e sua frequência menor do que a radiação infravermelha.
Seu comprimento vai de 10m ate 107m e sua frequência vai de 101 ate 108.
As ondas de radio são usadas: na radiocomunicação, na radioastronomia, radar, ressonância magnética nuclear.
Como as ondas de radio são consideradas não ionizantes elas não são prejudiciais à saúde.

Microondas

As micro-ondas tambémpossuem seu comprimento maior do que as ondas infravermelhas e a frequência menor. Seu comprimento vai de 10-1 m ate 10-3m e sua frequência vai de 108 Hz e 1011 Hz. Hoje essa ondas são utilizadas para a fabricação de forno micro-ondas, aparelhos de telecomunicação, transporte de sinais de TV via satélite e transmissões telefônicas.
Apesar das micro-ondas fazerem parte das irradiações nãoionizantes, ou seja, aquelas que não alteram o átomo, algumas como as micro-ondas podem por exemplo causar danos como queimadura e problemas no sistema reprodutor.

Radiação Visível

São ondas eletromagnéticas que possuem a faixa de comprimento entre 10 -5 m e 10 -7m e sua frequência varia entre 1013Hz e 1015Hz. Essas ondas são bem importantes para os seres humanos, pois elas são capazes desensibilizar nossa visão. Essa radiação luminosa e chamada luz. As radiações luminosas possuem um pequeno espaço no espectro eletromagnético. Sendo assim, os olhos humanos não conseguem ver o restante das radiações que compõe o espectro eletromagnético.
Essa radiação luminosa se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. A radiação luminosa ainda faz parte das radiações nãoionizantes, porem esxiste situações que essa radiação pode ser prejudiciasi a saude.

Radiação Ultravioleta

As frequências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos quando estão agitados como, por exemplo, em lâmpadas de vapor mercúrio (Hg), acompanhando a emissão de luz. Os raios ultravioletas podem causar sérios danos à visão humanapor não serem visíveis. Os raios ultravioletas tem o comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X.

O nome Ultravioleta quer dizer MAIS ALTO QUE OU ALEM DO violeta que é a cor visível com comprimento de onda mais curto e de maior frequência.

Seu comprimento de onda e de 10-7m ate a 10-9m e sua frequencia vai de 1015Hz ate 1017Hz .
A radiação UV pode sersubdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível ), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).
A Radiação UV ja faz parte das radiações nao-ionizantes que causam problemas a saúde. Essa radiação faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida, mas devido a buraco na camada de...
tracking img