Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Discente: Letícia Rodrigues

RESUMO

O presente trabalho aborda como o Relacionamento Interpessoal entre colaboradores e gestores interferem na organização. Através de duas análises serão demonstrados fatores que levam os indivíduos a motivação ou desmotivação em seu contexto organizacional. Assim ficarão explícitas como as relações interpessoais afetam oambiente de trabalho, influenciando o comportamento humano e, conseqüentemente, alterando os resultados da empresa de forma positiva ou negativa.

Palavras-Chave: Relacionamento Interpessoal. Motivação/desmotivação. Ambiente organizacional.

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Silva et al. (2008), um bom Relacionamento Interpessoal dentro do contexto organizacional pode levar a motivação oudesmotivação de todo um grupo.
Numa empresa faz-se necessário que haja uma boa comunicação entre toda a equipe, se não houver diálogo haverá baixa produtividade afetando os resultados da empresa.
As organizações devem estar atentas ao clima organizacional. Promover um bom Relacionamento Interpessoal é investir no próprio desempenho, pois são as pessoas que agregam valor a uma instituição.
Zamboni(2012), declara que a motivação aumenta a produtividade e a lucratividade das organizações. Segundo ele colaboradores desmotivados executam tarefas com pensamento voltado para seus problemas pessoais, gerando assim uma baixa capacidade de concentração e uma diminuição na produção.
Em suma, será apresentado neste artigo como o Relacionamento Interpessoal interfere nas organizações levando-as aosucesso. Serão analisados quais fatores motivam ou não os indivíduos e como se dá o processo de Relacionamento Interpessoal entre o grupo onde estes estão alocados.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um dos grandes desafios das organizações é despertar o interesse pelos valores humanos, iniciando pela capacidade de se relacionar bem uns com os outros.
O termo “relações humanas” tem se referido às relaçõesinterpessoais, podendo ocorrer entre uma pessoa e outra, entre marido e mulher, vendedor e comprador, aluno e professor, empregados e chefia de uma empresa.
O relacionamento interpessoal se refere, no contexto desta pesquisa, ao ambiente organizacional e aos fatores que levam a motivação ou desmotivação dos indivíduos que compõe essas organizações. No intuito de gerar e manter motivação é precisodesenvolver atributos relacionados à interação entre os colaboradores.
Para Silva et al. (2008), a dinâmica organizacional é complexa, pois envolve pessoas que têm opiniões próprias, personalidades, crenças, valores e sentimentos distintos. A soma de tudo isso forma a cultura organizacional.
Segundo Zamboni (2012), nos tornamos seres humanos a partir do convívio com os outros, ou seja, oindivíduo surge e se desenvolve a partir de relacionamentos ocorridos em seu processo de socialização. Assim, dentro do sistema organizacional, busca saber como essas relações afetam a produtividade desses indivíduos.
Ainda, Segundo Zamboni (2012), desgastes nas relações interpessoais resultam em deterioração inter e intra-organizacionais.
O relato de Bergamini (2006 apud Zamboni, 2012), diz:

“Aspessoas precisam se relacionar da maneira mais produtiva possível para alcançarem os objetivos comuns. Quando essa interação é alcançada, percebe-se a existência daquilo que muitos autores chamam de sinergia, onde o todo é mais que a simples soma das partes, ampliando assim, as forças individuais e obtendo-se maior eficácia do todo.”

Logo, percebe-se que os relacionamentos interpessoaisdependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também que muitas vezes o ser humano se comporta de forma dualista, podendo cooperar diante de uma situação ou competir, sentindo que seus objetivos estão ameaçados por outros do grupo.
Quando todos se relacionam num clima de união e laços de amizade, o trabalho é mais rentável, havendo probabilidade de maior empatia entre os...
tracking img