Relatorio massa unitaria do cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - MCC
Nome:
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO AULA-LAB. 02 (Dia 19/03/2013)
Professor: Hilton Barbosa da Silva
MASSA UNITÁRIA DO CIMENTO
INTRODUÇÃO

O processo experimental é o modo racional e otimizado de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural e possibilita, acima de tudo, analisar seus comportamentos.Nesse relatório estão compilados os processos experimentais do ensaios\ de índices físicos dos agregados e dos ensaios de caracterização do cimento, utilizados na composição de concreto. Esses ensaio consiste em verificar o peso especifico do cimento, conforme o que segue:

Ensaio de cimento:

* Determinação da massa unitária do cimento

Além do supracitado, este relatório descreve oprocesso experimental de dosagem de cimento, resultado dos conhecimentos preliminares de caracterização dos índices físicos.
A importância desses tópicos na atividade prática decorre da necessidade de se conhecer as especificidades dos materiais constituintes do concreto, a fim de se compor, ao final do processo, sua eficiente e necessária dosagem e assim garantir seu padrão técnico – qualitativo.Portanto, os processos experimentais apresentados objetivam demonstrar os resultados obtidos nos ensaios e assim possibilitar suas análises.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PROPRIEDADE FÍSICA DOS AGREGADOS

Segundo Petrucci (1970) define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregadosconjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção; o concreto.
Pela importância, é fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois influenciam diretamente no comportamento desses. Os agregados miúdos (areias) e os agregados graúdos (seixos e britas) apresentam características distintas de propriedades físicas e que são determinadasatravés de ensaios experimentais sendo os principais conforme a seguir:

* Agregados miúdos
Massa específica real: é a massa da unidade de volume excluindo-se os vazios entre grãos e os permeáveis, ou seja, a massa de unidade de volume dos grãos do agregado. Sua determinação é feita através do picnômetro ou do frasco de Chapman, preferencialmente. Segundo Petrucci (1970), a massaespecífica real do agregado miúdo gira em torno de 2,65Kg/dm3.

Massa específica aparente: é o peso da unidade de volume, incluindo-se os vazios contidas nos grãos. É determinada preenchendo-se um recipiente de dimensões bem conhecidas com agregado deixando-o cair de uma altura de 10 a 12cm. É também chamada de unitária, sendo útil para a conversão das argamassas a concretos, em reação de pesopara o volume. A areia, no estado solto, apresenta o peso unitário em forma de 1,50kg/dm3.

Teor de unidade: é a relação da massa de água absorvida pelo agregado que preenche total ou parcialmente as vazias, e a massa desse agregado quando eco. Sua determinação é feita, principalmente por meio da secagem em estufa; método do fogareiro; método do speedy; frasco de Chapman; outros.Granulometria: é a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada através de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que éa abertura da peneira em que fica retida acumulada uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.

Impurezas orgânicas: são materiais indesejáveis que estão presentes nas areias e que devida sua origem orgânica exercem ação prejudicial...
tracking img