Relacionamento interpessoal e seus aspectos motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacionamento Interpessoal e seus Aspectos Motivacionais



Pedro Germano¹
Higor Correa Gimenes²

Resumo
Este artigo visa mostrar que o relacionamento interpessoal é um dos aspectos que interfere diretamente em nossa qualidade de vida. Portanto podemos dizer que o ambiente de trabalho também pode influir no comportamento das pessoas, nas relações interpessoais e consequentemente nosresultados das empresas. Como podemos ver, dos relacionamentos interpessoais dependerão as realizações de objetivos individuais dos funcionários. O ser humano é feito do meio em que vive, têm emoções, sentimentos e age de acordo com o ambiente, seja o espaço físico ou social; e para tanto, há que se aperfeiçoar na arte do relacionamento. Relações interpessoais e clima organizacional influenciam nocomportamento dos colaboradores, sendo fatores de motivação, fundamental para estimular a criação de um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e averso.
PALAVRAS-CHAVE: Relacionamento Interpessoal, Ambiente, Comportamento

Abstract

This article aims to show that the interpersonal relationship is one of the aspects that directly interferes with our quality of life. Therefore wecan say that the work environment can also influence people's behavior, interpersonal relationships and consequently on business outcome. As we see, interpersonal relationships depend on the accomplishments of individual employees' goals. The human being is made of environment they live in, have emotions, feelings and acts according to the environment, whether physical or social space, and to doso, we must master the art of relationships. Interpersonal and organizational climate influence the behavior of employees, and motivating factors, essential for stimulating the creation of a pleasant and stimulating, or disagreeable and disgust.
KEY WORDS: Interpersonal Relations, Environment and Behavior


¹UNIP ? Instituto de Ciências Sociais e Tecnologia. Campus Magalhães Teixeira ?Campinas, SP. CST em Gestão de Logística, 4º semestre noturno, sala DTB 08. Aluno: Pedro Germano RA: A16ADF-1 pedrogermano@yahoo.com.br
²UNIP ? Instituto de Ciências Sociais e Tecnologia. Campus Magalhães Teixeira ? Campinas, SP. Professor Higor Correa Gimenes
higorcg@hotmail.com

1. Introdução


O ambiente em que vivemos influencia o ser humano, portanto podemos dizer que o ambiente detrabalho também pode influir no comportamento das pessoas e, influenciar nas relações interpessoais e nos resultados das empresas.
A comunicação entre as pessoas hoje é um dos aspectos que ganha muito destaque por sua relevância em nossa qualidade de vida.
A nossa maneira de expressão no processo do relacionamento social é determinante. O convívio coletivo garante a saúde do grupo e enriquece,sobremaneira, todos os indivíduos que se dispõe a dedicar-se na arte da conversa.
Hoje em dia as relações interpessoais estão cada vez mais difíceis. A falta de comunicação deve ser percebida pela empresa e o relacionamento interpessoal incentivado.
As pessoas se destacam não apenas pelo lado profissional, mas também pela capacidade de relacionar-se com seus colegas de trabalho, trabalhando emgrupo.
Para uma empresa atingir suas metas e lucrar, precisará de funcionários motivados e para tanto, é necessário um ambiente de trabalho agradável, em que seus funcionários se sintam à vontade , o que pode ser mensurado através de uma Pesquisa de Clima Organizacional que, aplicada corretamente, de forma imparcial e isenta, proporciona à direção da empresa a tomada de medidas administrativaspositivas que evitam o surgimento de problemas ou seu agravamento.
Estudos tem mostrado que a motivação humana provém de energias que as pessoas já possuem em seu interior, não sendo possível motivar apenas por incentivos externos. Há que se compreender as diferenças de cada pessoa, seus valores e maneiras próprias e com isso, integrar os objetivos pessoais e organizacionais.




2....
tracking img