Fisiologia digestiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumão de Fisiologia Digestiva

- H + Cl2 -> Cl + HCl
H2O + CO2 -> H2CO3 (enzima) -> HCO3 + H+


- Parede Gastrintestinal
Serosa, camada muscular longitudinal, camada muscular circular, submucosa e mucosa.

- O trato gastrintestinal possui um sistema nervoso próprio, denominado sistema nervoso entérico, que possui dois plexos: um plexo mais externo, situado entre ascamadas musculares longitudinal e circular, denominado Plexo Mioentérico ou Plexo de Aurbach e um plexo interno, denominado Plexo Submucoso ou Plexo de Meissner, localizado na submucosa.
O plexo mioentérico controla principalmente os movimentos gastrintestinais, enquanto o plexo submucoso controla sobretudo a secreção gastrintestinal e o fluxo sangüíneo local.
Embora o sistema nervoso possafuncionar por si próprio, a estimulação dos sistemas parassimpático e simpático pode ativar ou inibir ainda mais as funções gastrintestinais.

- Possíveis causas do aumento do fluxo sangüíneo durante a maior atividade gastrintestinal
1º - Várias substâncias vasodilatadoras são liberadas da mucosa do tubo intestinal durante o processo digestivo. A maior parte consiste em hormônios peptídicos,incluindo colecistocinina, peptídeo intestinal vasoativo, gastrina e secretina.
2º - Algumas das glândulas gastrintestinais também liberam na parede intestinal duas cininas, a calidina e a bradicina, poderosos vasodilatadores.
3º - A diminuição da concentração de oxigênio na parede intestinal pode aumentar o fluxo sangüíneo intestinal.

- Funções motoras do estômago
* Armazenagem de grandesquantidades de alimento até que possam ser processadas pelo duodeno (mais pelo antro)
* Mistura desse alimento com as secreções gástricas até formar uma mistura semilíquida, denominada Quimo (mais pelo corpo)
* Esvaziamento lento do alimento do estômago para o intestino delgado, numa velocidade adequada para a digestão e absorção eficientes pelo intestino delgado

- Regulação do esvaziamentogástrico
* Gastrina – liberada a partir da mucosa do antro. Este hormônio exerce potentes efeitos, provocando a secreção de suco gástrico altamente ácido pelas glândulas do estômago, também exerce efeitos leves a moderados sobre as funções motoras do estômago.

Efeito inibidor dos reflexos nervosos enterogástricos do duodeno
Fatores monitorados no duodeno
 O grau de distensão do duodeno
 Apresença de qualquer grau de irritação da mucosa duodenal
 O grau de acidez do quimo duodenal
 A presença de certos produtos de degradação no quimo, sobretudo dos produtos de degradação das proteínas e, talvez em menor grau, de gorduras.
Feedback hormonal
* Colecistocinina (CCK) – secretada pelas células “I” na mucosa do duodeno e jejuno, a mais portente. Em resposta a substâncias gordurosaspresentes no quimo, retarda o esvaziamento do alimento no estômago, permitindo um tempo adequado para digestão das gorduras no trato intestinal superior (a digestão de gorduras é muito mais lenta do que a da maioria dos outros alimentos). Além e atuar no esvaziamento gástrico, regula a abertura do esfíncter de Oddi (fim de um ducto com secreções do fígado e o pâncreas) e a contração da vesículabiliar.
* Secretina – secretada pelas céulas “S” da mucosa do duodeno. Esse hormônio exerce efeito geral, porém apenas fraco ao reduzir a motilidade gastrintestinal. Em resposta ao ácido gástrico liberado do estômago para o piloro.
* Peptídeo Gástrico Inibidor (GIP) – secretado pela mucosa da parte superior do intestino delgado. Em resposta à presença de ácidos graxos e aminoácidos e, em menor grau,em resposta a carboidratos. Exerce efeitos leves ao diminuir a atividade motora gástrica e, portanto, ao reduzir a velocidade de esvaziamento do conteúdo gástrico no duodeno, quando a parte superior do intestino delgado deve estar demasiado repleta com produtos alimentares.

- Movimentos do Intestino Delgado
 Movimentos propulsivos
O movimento propulsivo básico do trato gastrintestinal...
tracking img