Relacao filmes com geografia agraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Curso: Geografia (LIC.) Noturno.
Aluno: Ailton Bosco

Que relação tem os filmes História das Coisas, Tapete Vermelho,
Cruzando o Deserto Verde e O Quatrilho
com a disciplina Geografia Agrária
e o conteúdo trabalhado ao longo do semestre?

Salvador, 21 de junho de 2010

A disciplina Geografia Agrária e sua contribuição para uma nova orientação e análise daconjuntura social abrangendo desde o campo e suas propriedades nos diversos aspectos que influi para o desenvolver da sua atual situação, chegando a zona urbana como mola de impacto pelo atrito de situações que este influi sobre o campo, é de notável importância na formação acadêmica para o aluno de geografia.
Com o intuito de melhor absorver os conteúdos trabalhados com muita propriedade ecompetência pela Profª. Dra. Noeli Pertile, a proposta de interligar um filme temático ao conteúdo aplicado é de louvável atitude alçando-nos aos elevados patamares de uma melhor visão acerca dos fenômenos que regem a atual sociedade na caracterização dos agentes hegemônicos, a prevalência da intencionalidade nas ações entre outros que estão veemente inseridos no nosso cotidiano.
A exibição dofilme História as Coisas nos convida para reflexões sobre o sistema capitalista e os seus efeitos do consumismo, suas implicações no campo e na cidade, locupletando-se na dinâmica sócio-cultural em que hodiernamente se apóia.
Existe o achismo da inesgotabilidade dos recursos naturais, na forma como são utilizados, a cadeia cíclica com que os meios produtivos interferem e muito no modo de vida daspessoas em qualquer meio. Dessa forma, nos remete as considerações do egrégio Milton Santos em A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, e seus postulados delineando os meios natural com a relação do homem com a natureza fundamentais aspectos para o exercício da vida, cultivando a harmonia sócio-espacial respeitando a natureza herdada no processo de criação de uma nova natureza primandopela continuidade do meio de vida.
A extração, produção e a distribuição dos bens afetam a vida da sociedade, vigorando o pensar de uma capitalização das coisas [sistema produtivo e consumidores] contribuindo para o sistema econômico insustentável e suas conseqüências para a sociedade e o Orbe. Satisfatoriamente Milton Santos ainda neste opúsculo citado oferta no quesito O MeioTécnico-Científico-Informacional a adição dos artifícios que abrange logicamente o mundo rural no qual para atender aos atores hegemônicos de variada ordem incorporam seus ditames nas novas correntes mundiais principais responsáveis pelo processo de globalização.
A pluralidade territorial em que atualmente compõe um processo de produção de algum bem que se apresenta por meio das multinacionais e seus diversospontos de confecção, influi significativamente na organização do espaço, principalmente se este for menos implicado com as inovações técnicas imperantes, o que pode-se ver no filme Historia das Coisas quando se refere ao consumismo marginalizando os que não podem possuir nem comprar os produtos. A vivacidade da intencionalidade nas coisas sempre primando pelo lucro exacerbado em detrimento dacoletividade se torna extremamente óbvia neste modo de produção capitaneado pelo sistema econômico atual. O célere movimento de tornar os objetos obsoletos forçando o consumidor a trocar pelos mais recentes e assim continuar o dinamismo do consumismo por muitas vezes lapidado pela mídia feroz.
Em Tapete Vermelho, filme que sensivelmente clarificou a visão que alguns discentes cultivavam sobre osmovimentos sociais ligados à terra, suas gêneses e implicações na sociedade, são de merecidas considerações com intuito de melhor nos situar referente as repercussões dos agentes hegemônicos e seus ditames principalmente no espaço rural.
No filme em tela, uma família que vive na roça dentro da sua pequena propriedade, com os seus elementos básicos necessários para a sobrevivência e permanência...
tracking img