REFORMA AGR RIA E SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NOS CONTEXTO RURAL E URBANO

3787 palavras 16 páginas
REFORMA AGRÁRIA E SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NOS CONTEXTO RURAL E URBANO

REFORMA AGRÁRIA E SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NOS CONTEXTO RURAL E URBANO

RESUMO
O presente artigo trata de aspectos presentes na realidade do meio rural brasileiro, que abordados de uma forma articulada com a questão urbana permitem uma percepção de suas repercussões na conformação, da questão social no Brasil e evolução da reforma agrária ao longo do tempo.
Palavras chave: Reforma Agrária; Êxodo rural; Movimento dos Sem Terra

INTRODUÇÃO
Serviço Social no contexto rural e urbano. Tal temática tem sua relevância na formação do profissional de Serviço Social por revelar a constituição dos diferentes movimentos sociais e suas particularidades, ao mesmo tempo em que mostra a inegável relação entre as demandas do espaço rural e as novas formações nos espaços urbanos. Assim, este artigo também é importante para que o aluno conheça as vertentes históricas dos movimentos sociais e as redes de mobilizações e associações civis da atualidade, em especial o crescimento populacional urbano e a vulnerabilidade na área social.
Serão analisadas as formas como a Reforma Agrária vem se destacando no processo histórico brasileiro, pois através do movimento dos sem terra foram conquistadas inúmeras vitórias, apesar de muitas terem sido sangrentas foram necessárias para que novas leis fossem vigoradas e postas em pratica.
Porém alguns não conseguiram viver somente da terra devido a falta de recursos, o que acabou trazendo essas famílias sem estrutura para as cidades criando o chamado êxodo rural, a busca por emprego e melhores condições de vida trouxeram muitas famílias para as grandes metrópoles. As cidades tiveram que adequar mais espaço e trabalho, porém não era possível cobrir toda a demanda.

MOVIMENTO EM PROL DA REFORMA AGRÁRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES

A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que serve para regular e promover a divisão dita justa de terras em um estado, no caso do

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas
  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas
  • Livro Direito Administrativo Fernanda Marinela 2011
    621101 palavras | 2485 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas