Análise de livro didátido geografia

900 palavras 4 páginas
O Ensino de Geografia é um elemento imprescindível para a formação do cidadão crítico-reflexivo, pois possibilita um entendimento do espaço em suas diferentes escalas de análise. Entender o espaço é compreender as diferentes relações que nele se estabelecem. Assim, partindo do pressuposto de que o Ensino de Geografia se apresenta como uma “arma” imprescindível para o conhecimento de mundo e para a formação crítico-reflexiva, analisamos um dos principais instrumentos de apoio para as aulas de Geografia: o livro didático. Nesta análise direcionamos nossa atenção aos temas que correspondem ao curso de Geografia Agrária. Os temas se apresentam polêmicos e complexos porque está envolto por interesses de classes sociais distintas, incluindo as dominantes, e também por estar cercado por forte viés ideológico, sobretudo quando tratado pelos meios de comunicação. Neste contexto a participação do professor é fundamental na abordagem da Questão Agrária brasileira nas aulas de Geografia.

O livro “Geografia: ciência do espaço: o espaço brasileiro” de Diamantino Alves Correia Pereira, Douglas Santos e Marcos Bernardino de Carvalho, do 2º grau foi publicado em 1994 pela Atual Editora. Os autores tratam da questão agrária do 9º ao 11º capitulo dando ênfase a produção agrícola, a alimentação dos brasileiros, a propriedade fundiária, questão da tecnologia e no último capítulo é focado os conflitos pela terra fértil e as reinvindicações do movimento dos trabalhadores rurais.

A questão agrária é tratada com um vinculo na problemática social oriunda da utilização do espaço agrário brasileiro. Percebemos que o tema é explorado de maneira critica ao modo de produção capitalista e esse ponto de vista é conduzido desde os capítulos anteriores. Portanto trata-se de uma obra tendenciosa e não democrática em relação às diferentes classes sociais, ela apresenta fatos históricos e dados estatísticos das consequências negativas oriundas do capitalismo. Ao final de cada capítulo

Relacionados

  • as carnes
    11220 palavras | 45 páginas