Historia da economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da Economia


Através deste trabalho vamos fazer uma viagem ao túnel do tempo ! Foram épocas em que não vivi, mas, fazendo este trabalho aprendi e me apaixonei pela história de nosso país.
Estudar a economia brasileira é uma oportunidade rara de compreender as profundas transformações que econômicas e sócias do país.
Após a segunda guerra mundial, o Brasil viveu a implementação daindústria de base, foi uma época de profunda participação do Estado brasileiro na economia , o que levou a criação de grandes estatais, como as siderúrgicas, companhias telefônicas e a Petrobrás.
No final dos anos 50 e começo dos anos 60, deu-se a indústria de bens de consumo duráveis, onde os eletrodomésticos e a indústria automobilística tiveram destaque.
Vivemos o chamado milagre econômico,no início dos anos 70, isso devido ao projeto militar de crescer 50 anos em 5 anos, implantado por JK.
Já na década de 80, vivemos a conhecida “década perdida” pelos péssimos resultados econômicos e políticos vividos pelo Brasil.
Em 1994, nasce o Plano Real e finalmente estabiliza-se a economia brasileira.
Posteriormente tivemos a mudança no sistema cambial brasileiro, que passou ao sistema detaxas flutuantes e que até hoje prevalece no Brasil.
Este é um breve apanhado de nossa história, mas, neste trabalho vamos focar na época da ditadura e nos tempos atuais da nossa economia.

Na Ditadura Militar

1. Governo Castello Branco ( 1964 – 1967 )

Bem que Leonel Brizola propôs ao presidente Jango resistir ao golpe de 1964 com armas na mão, a partir do Rio Grande do Sul. Mas opresidente, muito deprimido, não queria derramamento de sangue. Como milhares de brasileiros, os dois também se exilaram no estrangeiro.
Os políticos que não concordaram com o golpe, geralmente do PTB, tiveram seus mandatos cassados. Ou seja, perderam seus direitos políticos por dez anos. O primeiro cassado, inimigo número um do regime, foi Luís Carlos Prestes. O segundo foi o ex-presidente JoãoGoulart. Depois, veio uma lista de milhares de pessoas que foram demitidas de empregos públicos, presas, perseguidas, arruinadas em sua vida particular. Juscelino e Jânio também perderam seus direitos, para que não tentassem nenhuma aventura na política.
O novo governo passou a governar por decreto, o chamado AI (Ato Institucional) O presidente baixava o AI sem consultar ninguém e todos tinham deobedecer. O AI-1 determinava que a eleição para presidente da República seria indireta e em 15 de abril de 1964 era anunciado o primeiro general-presidente, que iria nos governar o Brasil segundo interesses do grande capital estrangeiro nos próximos anos: Humberto de Alencar Castello Branco que fazia parte da Arena (Aliança Renovadora Nacional) era o partido do governo. Estavam ali todos ospolíticos de direita que apoiavam descaradamente a ditadura.
O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) era o partido da oposição consentida. A ditadura, querendo uma imagem de democrática, permitia a existência de um partido levemente contrário. Contanto que ninguém fizesse uma oposição muito forte. Dentro dessa preocupação de manter a aparência (só a aparência) de “democrático”, o regime promulgou aConstituição de 1967, que vigorou até 1988, quando finalmente foi aprovada a Constituição atual.

1.A - A economia no Governo Castello Branco

A primeira atitude do novo governo foi anular as reformas de base. Criaram um Estatuto da Terra, que previa uma tímida reforma agrária. Claro que jamais sairia do papel dos burocratas. O latifúndio estava livre para engolir os camponeses.
A lei de1962, que controlava remessas de lucros para o estrangeiro, foi anulada. As multinacionais foram ofertadas com todas as facilidades.
Para diminuir a inflação, eles aplicaram receitas econômicas monetaristas. Trataram de tirar o dinheiro de circulação. Para começar, cortaram os gastos públicos, ou seja, o governo investiria menos em hospitais e escolas. Em 1964, tinha sido fundado o Banco Central...
tracking img