Relacao antigeno e anticorpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353
Ano VII – Número 12 – Janeiro de 2009 – Periódicos Semestral

Relação Antígeno-Anticorpo
MURO, Luis Fernando Ferreira FERREIRA, Letícia Lemos GONZAGA, Priscila de Almeida Lanzi
Acadêmicos da Associação Cultural e Educacional de Garça – FAMED

PEREIRA, Rose Elisabeth Peres
Docente da Associação Cultural e Educacionalde Garça – FAMED

RESUMO A relação antígeno anticorpo possuem entre si ligações envolvem substancias chamadas de enzimas. Os anticorpos são glicoproteinas produzidas por células B, funcionando como receptor para os antígenos. Eles protegem através da neutralização e são impedidos de penetrar nas células e se replicarem. Os anticorpos são produzidos de forma específica contra o antígeno queestimulou a sua produção, um determinado antígeno entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, se desenvolvendo uma resposta imune humoral. Palavras chaves: anticorpos, resposta imune, hospedeiro. Tema Central: medicina veterinária.

ABSTRACT Relao antgeno antibody possesss between itself ligaes involves substantiates called enzymes. The antibodies alone glycoproteins produced for clulas B,functioning as receiving for the antgenos. They protect atravs of neutralizao and only hindered to penetrate in clulas and if to talk back. The antibodies only produced of especfica form against the antgeno that stimulated its produo, one determined antgeno one enters in the presented organism and to the immune system, if developing a humoral immune reply. Words keys: antibodies, Central immunereply, yilspedy.

1. INTRODUÇÂO

Os

antígenos

possuem

estruturas

químicas

que

favorecem

a

complementaridade com o anticorpo, através de ligações não-covalentes. Essas interações são semelhantes ao que acontece com reações envolvendo enzimas.
Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia deGarça – FAMED/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: 17400-000 – Garça/SP – Tel.: (0**14) 3407-8000 www.revista.inf.br – www.editorafaef.com.br – www.faef.br.

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353
Ano VII – Número 12 – Janeiro de 2009 – Periódicos Semestral

Portantosão reversíveis e possuem afinidades diferentes com diversas substâncias. (HARMENING, 2002) Como um anticorpo pode se relacionar com antígenos com afinidades diversas, ele pode ligar-se com um que não seja o seu antígeno de melhor complementaridade através de ligações mais fracas com regiões semelhantes, mas não idênticas, àquele que o induziu. Essa ligação é chamada de reação cruzada. (ORTHODIAGNOSTICS, 2005)

2.CONTEÚDO Chama-se de antígeno (Ag) qualquer molécula que seja capaz de se ligar a um anticorpo(Ac) ou receptor de célula T (TCR). (MELO, L, 1996) Os anticorpos são glicoproteínas (Imunoglobulina – Ig) produzidas pelas células B em uma forma ligada à membrana, funcionando como receptor de célula B (BCR) para os Ag. A maneira mais simples e direta de os Ac protegerem ohospedeiro contra agentes patogênicos ou seus produtos tóxicos é através da neutralização. Nesse mecanismo o Ac se liga ao patógeno (ou toxina) bloqueando o acesso

destes as células que poderiam ser infectadas ou destruídas. Em seguida, o patógeno neutralizado é fagocitado por macrófagos. Esse mecanismo é importante, por exemplo, contra patógenos como os vírus que ao serem neutralizados pelos Ac sãoimpedidos de penetrar nas células e replicarem. (MELO, L, 2006) Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B). Plasmócito é o linfócito B diferenciado e capaz de secretar anticorpos ativamente. Anticorpos são produzidos com a função principal de neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a sua produção. Esse...
tracking img