Musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante o trabalho realizado na turma do Berçário I e estudos sobre esta faixa etária, percebemos o grande interesse que os bebês têm por músicas, barulhos e sons, pois eles procuram em sala de aulaobjetos que produzem sons para brincar, como: garrafas, latas e outros objetos de sucatas, além disso, apreciam muito os brinquedos musicais. Quando cantamos para eles a sua atenção volta para o somque estamos emitindo e em seguida logo vem um sorriso e um gesto.
A música está presente em nossas vidas desde o ventre materno, ela está ligada diretamente ao contato e expressãocorporal, ao desenvolvimento e fortalecimento de vínculos afetivos, ao brincar, ao autoconhecimento e à auto-estima.
O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão eforma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, daauto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998, v.3, p. 49). Nesta faixa etária, os bebês adquirem muitas conquistas: sentar, engatinhar, caminhar,balbuciar, falar as primeiras palavrinhas, tudo isso em um espaço curto de tempo e a música contribui muito neste desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e aexpressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.
Do primeiro ao terceiro ano de vida, os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais. Podem articular e entoarum maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc., explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois daconquista da marcha, a capacidade de correr, pular e movimenta-se acompanhando uma música. (BRASIL, 1998, v.3, p. 51). Assim, justificamos a escolha da música como tema de nosso projeto, sendo...
tracking img