Reino protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Protista
Filo Haptophyta
* Aspectos Gerais:
As haptófitas ou haptofíceas, como são conhecidas, consistem em uma gama diversa de organismos, principalmente do fitoplâncton marinho local onde ocorre o início da cadeia alimentar para os organismos heterotróficos que vivem no oceano e nos corpos de água doce, embora também existam poucas formas de águas doce e terrestre.
O filo écomposto por organismos unicelulares ou coloniais, flagelados ou não. Existem mais de 300 espécies distribuídas em 80 gêneros, apesar de novas espécies estarem sendo descobertas ainda nos dias atuais. A diversidade de espécies é maior na região dos Trópicos.
* Características:
A característica mais distinta de haptófitas é o haptonema (do grego haptein = ”apertar”; esta relacionada com asensibilidade ao toque).
O haptonema é uma estrutura semelhante a uma linha que se estende da célula juntamente com os dois flagelos de igual comprimento, porém é estruturalmente distinto de um flagelo e embora os microtúbulos estejam presentes nos haptonemas, eles não tem o arranjo 9+2 típico dos flagelos.
Os haptonemas podem curvar-se e espiralar-se, mas não batem como um flagelo. Em alguns casos elepermite à haptófitas pegar partículas de alimentos, em outros casos ele parece ajudar as células a detectar e evitar obstáculos.
Outra característica das haptófitas é a presença de escamas na superfície da célula, estas escamas são compostas de matéria orgânica calcificada ou não. As escamas calcificadas são denominadas de cocolitos.
A maioria das haptofítas é fotossintetizante, apresentadoclorofila a e alguma variação da clorofila c. Pelo menos um representante não-fotossintetizante é conhecido entre os estudiosos. Alguns possuem Fucoxantina como pigmento acessório, em outras haptófitas esta ausente.

Unicelular haptophyte, com dois flagelos similares, um haptonema curto que se encontra entre os flagelos, e dois plastos dourados Isto pode ser herdlensis C.. Microscopia deinterferência diferencial.

* Importância Dentro dos Sistemas Biológicos:
No ambiente marinho as formas unicelulares ou coloniais das haptófitas juntamente com dinoflagelados e diatomáceas são considerados os membros eucarióticos mais importantes do fitoplâncton e, portanto, essenciais para o suporte da vida animal marinha.
As haptófitas marinhas são componentes significativos da cadeia alimentar,servindo tanto como produtores quanto consumidores, embora a maioria seja autotrófica.
Como consumidores, elas se alimentam de pequenas partículas tais como cianobactérias ou absorvem Carbono orgânico dissolvido.
* Curiosidades e Peculiaridade:
Elas são meios importantes pelos quais o Carbono inorgânico e dois terço do Carbonato de Cálcio dos oceanos são transportados para o fundo do mar. Hoje,o fitoplâcton marinho absorve cerca de 50% de todo CO2 que resulta das atividades humanas, tais como a queima de combustíveis fósseis.
Além disso, são responsáveis por causar vários danos aos humanos, como florações tóxicas e chuvas ácidas, já que são seres com capacidade de produzir óxido sulfúrico.
* Principais espécies:
Emiliania huxleyi é a mais abundante e amplamente distribuída dentreas 300 espécies estimadas deste grupo de algas extremamente diminutas. Em todos os oceanos, especialmente em latitudes médias, esta espécie pode formar florações tóxicas cobrindo milhares de quilômetros quadrados dos oceanos.


Digitalização de imagens de microscopia eletrônica de Emiliania huxleyi coccospheres de uma flor nas abordagens South West, Junho de 2004.

* Aplicaçõesbiotecnológicas:
No ciclo do Carbono: A primeira etapa do ciclo do carbono compreende o processo da fotossíntese, no qual os organismos autotróficos fixam dióxido de carbono em formas reduzidas de matéria orgânica. Na segunda etapa do ciclo do carbono, organismos quimioheterotróficos, entre eles os protozoários, alimentam-se dos autotróficos ou de compostos orgânicos por eles sintetizados e excretados,...
tracking img