Reino Protista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Protista (Protozoários, Protozoa)
O reino dos protistas (agora também denominados protoctistas) é muito variado. Têm em comum o fato de serem eucariontes e não apresentarem tecidos. A maioria tem apenas uma célula, embora nesse reino existam algas com mais de 50 metros.

Os protozoários são seres unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca (cariomembrana, sãoeucariontes). São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção, produção de energia, etc), por isso, por muitos anos, foram considerados "animais unicelulares". Eles ainda podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou ainda dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podemcausar doenças ao homem.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Reino Protoctista

Giardia lamblia, causadora da giardiase, uma infecção no intestino delgado.
Reino de seres vivos que reúne os protozoários, organismos heterotróficos que podem obter seus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.
No geral, são organismoseucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.

Anteriormente esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora. Porém, atualmente são considerados cerca de dezesseis filos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.

Em função da complexa caracterizaçãodesses filos, realizada com base na comparação entre as sequências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultraestrutura celular, os protozoários são simplificadamente classificados em:

Protozoários ameboides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Na classificação tradicional tratado como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.

Protozoáriosflagelados – locomoção e obtenção de alimentos por meio de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.

Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios. Esse é o único grupo que mantém a classificação tradicional (Filo Ciliophora).
Protozoários apicomplexos, ouesporozoários – não possuem estruturas locomotoras e, em algum estágio do ciclo de vida, apresentam uma estrutura proeminente: o complexo apical. Muitas dessas espécies formam esporos.
Quanto às algas, podem ser do Filo Chlorophyta (algas verdes), Filo Phaeophyta (algas pardas ou marrons), Filo Rhodophyta (algas vermelhas), Filo Bacillariophyta (diatomáceas), Filo Chrysophyta (algas douradas), FiloEuglenophyta (euglenas), Filo Dinophyta (dinoflagelados) e Filo Charophyta (carofíceas).
Reino Protista
O que é o Reino Protista, organismos unicelulares e multicelulares, espécies, eucariontes

Paramecium aurelia: protozoário ciliado do Reino Protista
 
 
Introdução 
 
O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismosmultinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células).
 Características dos protistas
Os protistas englobam grupos de seres vivos tão diferentes entre si que, numa análise mais superficial, fica difícil entender imediatamente que pertençam a um mesmo reino.
Tradicionalmente, os protistas são divididos em algas e protozoários. Os protozoários são os protistas heterótrofos, e asalgas são os autótrofos. Além disso, entre as algas há unicelulares e pluricelulares.
Inicialmente, os protozoários foram classificados no reino animal, e as algas no reino vegetal. Atualmente, aceita-se que existem muitos grupos diferentes de algas e de protozoários e que eles não mantêm uma relação especial com os animais nem com as plantas.

Características principais
 Fazem parte também do...
tracking img