Reflexos posturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXOS POSTURAIS
Os reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários.
Direcção óptica
Percepção visual é uma função bastante complexa, que ocorre em três fases: primária,secundária e terciária.
Na fase primária há a captação da imagem pelos receptores fotossensíveis localizados na retina. Essa imagem é projectada no lobo occipital, onde se dá a recepção do estímulo visual.Na fase secundária ocorre o reconhecimento da imagem projectada, ela passa a ter um significado. Na fase terciária ocorre uma integração cortical desta imagem reconhecida com todos os outros sentidos(olfacto, tacto, audição, etc.).
Portanto, a visão está estreitamente correlacionada com as outras actividades sensoriais, particularmente com o tacto e a sinestesia.
Ver não é uma funçãoindependente, ela está profundamente integrada ao desenvolvimento psicossomático da criança - sua postura, coordenação, inteligência e personalidade.
Sendo a visão o mais sofisticado e objectivo dossentidos, permite o reconhecimento registando simultaneamente posição, forma, cor, tamanho e distância.

Flexão dos braços

O reflexo de levantamento dos braços do bebé é uma tentativa involuntária de semanter em posição erecta, o bebe em posição erecta, sentado, sendo seguro por duas mãos, flexiona os braços para permanecer seguro. A reacção reflexiva de levantamento aparece por volta do terceiro aoquarto mês, estendendo-se até ao primeiro ano de vida.

Endireitamento do pescoço

Durante as primeiras semanas, o bebé vira a cabeça para o lado quando está deitado de costas. O braço do mesmolado para onde a cabeça está virada estende-se, enquanto o outro é flexionado. Esta postura assemelha-se à posição de esgrima e é chamada de reflexo tónico do pescoço. Nesta posição, o bebé conseguedescobrir a própria mão. Como é difícil o bebé virar-se sobre um braço esticado, este reflexo desaparece antes do bebé conseguir rebolar.
Endireitamento do corpo

Ao colocar, lentamente, o bebé...
tracking img