Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental1
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o conceito de pesquisa e sua Roberta Melo de Andrade Abreu importância na prática e na formação dos professores do ensino fundamen- Universidade Federal da Bahia tal. Pautamos nossa discussão inicialmente no conceito de pesquisa de uma Danilo DiManno de Almeida maneira geral e, posteriormente, trabalhamos com a pesquisa em educação: Universidade Metodista de São Paulo pesquisa acadêmica, pesquisa escolar e pesquisa da própria prática pedagógica. Através de uma distinção desses tipos de pesquisa, salientamos a necessidade do professor do ensino fundamental vivenciá-las durante sua formação e praticá-las em sua prática pedagógica.Palavras-chave: Pesquisa. Prática pedagógica. Formação docente.

Introdução
Neste estudo faremos uma reflexão a respeito do conceito de pesquisa e sua importância na formação e na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. Implementaremos nossa reflexão trabalhando inicialmente o conceito de pesquisa numa perspectiva mais abrangente, e, em seguida, partiremos para uma particularizaçãodesse conceito em três classificações: a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa da própria prática pedagógica. Posteriormente, falaremos da importância dessas pesquisas na formação e na prática dos professores. O que nos move nessa reflexão é um conjunto de vivênvias no âmbito da formação de educadores. A partir dessas vivências, podemos afirmar que estamos diante de um cenário complexoque apresenta demandas de várias naturezas quando nos referimos à formação do educador. Quando fazíamos a pesquisa bibliográfica para o nosso trabalho notamos um grande número de publicações sobre formação de professores priorizando aspectos diferentes. Falou-se em professor “construtivista” (BRASIL, 2000), professor “mediador” (BRASIL, 2000; CAGLIARI,1999), “professor reflexivo” (PIMENTA, 2002),“professor pesquisador” (SCHON, 2000; ZEICHNER, 1998 ), etc. Dentre esses conceitos, indagamos: o que é possível ser e fazer quando do exercício de construção e execução da prática docente? Para responder a essa questão é necessária uma análise do significado desses adjetivos e sobretudo do termo professor. Nesse momento nos concentraremos no termo professor

(1) O artigo resulta de estudos queintegram a pesquisa de mestrado intitulada Pesquisar a própria prática pedagógica: uma ação possível? que foi realizada no período 2006-2008/ Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Metodista de São Paulo e que contou com apoio da CAPES.

R. Fa c e d, Salvador, n.14, p.73-85, jul./dez. 2 0 08

73

Miolo_Faced_14.pmd

73

9/3/aaaa, 14:01

pesquisador. Faremos análise dessestermos tomando como base o conceito de pesquisa, e sua aplicação na formação e na prática docente.

O que é pesquisa
Concordamos com Gatti quando afirma que a pesquisa é, primeiramente, obter conhecimentos sobre alguma coisa. De um modo geral, a necessidade de pesquisar surge a partir de inquietações, perguntas, dúvidas a respeito de algum tema, a busca de respaldo para pensamentos e afirmações.Se partirmos para uma particularização desse conceito, nos defrontaremos com tipos diferentes de pesquisa; pesquisa de mercado, pesquisa científica, pesquisa de opinião, advindo um leque de possibilidades para compreendermos o seu verdadeiro conceito. E a autora ainda assevera que:
Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. [...] Contudo, num sentido maisestrito, visando a criação de um corpo de conhecimentos sobre um certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos. (GATTI, 2002, p. 9-10)

Respaldamo-nos, mais uma vez, no pensamento de Gatti...
tracking img