Aprendizagem no mundo dos gibis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

“A APRENDIZAGEM NO MUNDO DOS GIBIS”

JUSTIFICATIVA:
As histórias em quadrinhos como material didático, nos permitem abordar conteúdos e conceitosem qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material de fácil acesso aos alunos. A razão deste projeto é criar na escola, através das histórias em quadrinhos um ambiente que estimulea leitura e a escrita de forma lúdica e significativa fazendo uso da tecnologia.

OBJETIVO:
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, além de proporcionar a inclusãodigital através de recursos tecnológicos na criação de uma história em quadrinhos.

CONTEÚDO:
- Ampliar a capacidade de observação e de expressão (literária e artística);
- Correlacionar mensagemverbal e não-verbal;
- Conhecer e respeitar as variantes lingüísticas do português falado;
- Produzir textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa;
- Desenvolver autonomia na elaboraçãoe execução de projetos;
- Apropriar-se da escrita formal;
- Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem, através de um software (HAGAQUÊ).

3
METODOLOGIA:

SOCIALIZAR A IDÉIA DOPROJETO COM OS ALUNOS
1ª AULA: Esse primeiro contato com o projeto é fundamental para o seu desenvolvimento, os alunos precisam se sentir parte dele.
O planejamento pode ser coletivo, feito em umacartolina para que todos acompanhem as fases do projeto, envolvê-los na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.

É HORA DE LER GIBI
2ª AULA: Iniciar umaconversa sobre a leitura de gibis: se gostam ou não, quais os personagens favoritos. Distribuir os gibis para que os educandos leiam durante a aula.
Explorar os desenhos como elementos significativos damensagem, orientando os alunos a observarem com atenção os gestos, expressões faciais e mudanças no tom de voz (pelo desenho das letras). Após, propor que alguns alunos contem o que leram para a...
tracking img