Recusos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 RECURSOS HUMANOS NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
 Mercado de trabalho - Ou mercado de emprego é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações, em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. Quanto maior o número de organizações, em determinada região, tanto maior o mercado detrabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias (como empresas metalúrgicas, de plásticos, bancos e financeiras etc.) ou ainda por regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte etc.). Cada um desses segmentos tem características próprias.
 Emprego - significa a utilização dotrabalho humano. É a situação da pessoa que trabalha para uma organização ou para outra pessoa em troca de remuneração. Em economia, o termo emprego designa o uso dos fatores de produção, que incluem a terra e o capital, além do trabalho. O conjunto de empregos representa o mercado de trabalho.
Já o desemprego significa a parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Odesemprego e o subemprego (emprego com remuneração muito baixa e sem as garantias trabalhistas) atingem principalmente os países em desenvolvimento.
O mercado de trabalho funciona em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e demanda de empregos, respectivamente.
O recrutamento de pessoal subentende, sempre, o mercado de trabalho. Recrutar significa chamar, atrair, ir aoencontro de pessoal que possua, pelo menos, qualidades mínimas capazes de atender às necessidades da empresa.
É importante que uma organização tenha um programa de recrutamento cuidadosamente planejado. Um recrutamento eficaz significa que houve determinação quanto às necessidades futuras; que foram identificados os tipos de mão-de-obra requeridos; que o valor de diferentes tipos de seleção, paradiferentes tipos de posições, foi considerado, e que o processo inteiro de pedido e preenchimento, como também a política da organização e as atitudes da administração, estão constantemente submetidos a estudos.

 O EMPREGADOR
Empregador é a pessoa física ou jurídica que assume os riscos da atividade econômica, admite, dirige e assalaria a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregadoro profissional liberal, a instituição de beneficência, as associações recreativas e outras instituições sem fins lucrativos que admitam trabalhadores como empregados.
 O EMPREGADO
Empregado é a pessoa física que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob sua dependência, mediante o pagamento de salário (art. 3º) da CLT.
Como se vê, são elementos essenciais do conceito deempregado: a pessoa física, a prestação pessoal do serviço, a continuidade, a subordinação ao empregador e a remuneração.
• Pessoa física
• Pessoalidade
• Não-eventualidade (continuidade)
• Subordinação
• Remuneração
Partindo destes elementos, vamos estudar os diversos tipos de trabalhadores e suas relações de trabalho. Desde já se observe que nem todo trabalhador é considerado empregado para alegislação.
 Avaliação dos Resultados do Recrutamento
O recrutamento não é uma atividade que possa ser isolada da estratégia da empresa. Como os negócios mudam e surgem novas funções a cada dia, torna-se imprescindível contar com pessoas flexíveis, capazes de adaptar-se a essas mudanças constantes. Eis o lema de muitas empresas: recrute hoje o executivo de amanhã.
O desafio principal dorecrutamento é agregar valor à organização e às pessoas.
Como toda e qualquer atividade importante, o recrutamento deve proporcionar resultados para ambas as partes. A avaliação dos resultados é importante para aferir se o recrutamento está realmente cumprindo a sua função e a que custo. O recrutamento influencia considerável parcela do RH. No enfoque quantitativo, quanto mais candidatos influenciar,...
tracking img