A catapora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CATAPORA
Bianca Lima
1 ano e 4 meses

Catapora (varicela)
A Catapora, também chamada de Varicela, é uma infecção que causa uma erupção cutânea pruriginosa (que coça), que se espalha rapidamente pelo corpo e é muito contagiosa. Isto significa que ela se espalha facilmente de uma pessoa para outra. É causada pelo “Vírus Varicela-Zoster” (V.V.Z.) que entra no corpo pela boca e sedissemina pelo contato com uma pessoa infetada ou podendo também ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez. Cerca de 90% de uma família de um paciente também irá desenvolver a doença caso eles não forem imunes a doença, sendo que no passado a doença se manifestava no fim do inverno e começo de outono. Porém em 1995 foi autorizada a vacina contra a Catapora (varicela) onde diminuiudrasticamente a Catapora.
Na criança, o primeiro sinal da doença costuma ser as lesões na pele, caracterizados por pequenas bolhas vermelhas que se transformam rapidamente em pequenas bolhas claras ovais tipo gota-de-orvalho, cujo conteúdo se turva em torno de 24 horas e se rompem dando lugar as crostas, mais conhecidas pelas crianças como casquinhas. As lesões, amplamente espalhadas, continuam aaparecer em grupos, por 3 a 5 dias, a partir do tronco e espalham-se para a face e couro cabeludo. No auge da doença, a erupção apresenta lesões em vários estágios. O envolvimento da mucosa oral e genital é freqüente. As crostas permanecem por 5 a 7 dias e depois caem deixando uma mancha branca que não é permanente. Sintomas como febre, mal-estar ou falta de apetite podem preceder as lesões na peleem cerca de 24 horas.
Complicações
Dentre as complicações, encontram-se as infecções bacterianas de pele, pneumonia e outras mais raras, como infecção do sistema nervoso, dos rins, coração, articulações e complicações hematológicas. Uma grave complicação, chamada de Síndrome de Reye (degeneração aguda do fígado e grave infecção do sistema nervoso) é descrita em crianças com catapora queusaram ácido acetilsalicílico (AAS e aspirina), portanto esse medicamento não deve, de forma alguma, ser usado por crianças com catapora.
Ocasionalmente, as lesões de varicela podem se tornar porta de entrada resultando em bacteremia transitória ou septicemia associada com febre alta, choque e coagulação intravascular disseminada. A disseminação hematogênica da bactéria pode resultar eminfecções focais, como pneumonia, artrite e osteomielite. Os patógenos mais conhecidos são o Streptococcus e o staphylococcus aureus.
Quadro clínico
Os sintomas da catapora começam entre 10 e 21 dias depois que a pessoa foi exposta. A doença inclui febre e tipicamente uma sensação de se estar doente. Isto logo é seguido por manchas vermelhas que coçam e que depressa viram bolhas, cheias delíquido e que são reconhecidas facilmente como catapora. Estas bolhas da pele são redondas, têm aproximadamente 5 a 10 milímetros, com uma base vermelha. Elas aparecem em várias fases durante os próximos dias e eventualmente formam crostas em sua superfície. Estas bolhas podem aparecer em qualquer lugar da pele, até mesmo dentro da boca, garganta ou vagina. Alguns pacientes têm mais de 50 bolhas,mas a quantidade é variável.
Diagnóstico
Para saber se uma pessoa está ou não com Catapora basta fazer uma inspeção da pele, ainda mais quando ela não tomou a vacina ou não foi infectada antes. Exames de sangue especiais, como o teste de anticorpo fluorescente para antígeno de membrana e o teste ELISA, são disponíveis hoje em dia, mas eles geralmente não precisam ser feitos na maioria dospacientes. Às vezes o médico pode raspar uma bolha de catapora e encaminhar o material ao laboratório para ser examinado ao microscópio.
Prevenção
A vacina é aprovada para uso na maioria das crianças após os 12 meses de idade, e também pode ser dada aos adolescentes e adultos que não têm nenhuma história de catapora. A maioria dos pediatras e clínicos gerais recomendam hoje que todas as...
tracking img