Recursos de multimeios na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS DE MULTIMEIOS NA ESCOLA
























RECURSOS DE MULTIMEIOS NA ESCOLA



















SUMÁRIO








Introdução.......................................................................... 4

Proposta de utilização dos multimeios ............................... 10
Revisãobibliográfica..........................................................12
Conclusão..........................................................................15
Referências bibliográficas.................................................. 16






























INTRODUÇÃO

Vivemos no auge da globalização, da economia e da comunicação, numa era marcada pelas mudanças e contradições de paradigmas.Os recursos de multimeios e as suas várias formas de nos trazer informações rápidas é sem dúvida, um grande colaborador para tornar o trabalho dos professores e alunos mais acessível, dinâmico, agradável e eficaz.
O desafio para nós, educadores, é fazer um planejamento adequado à utilização dos recursos, desse cenário pós-moderno na sala de aula. Afinal, a inserção dos meios eletrônicos demassa na sociedade é avassaladora e irreversível.





















Recursos Multimeios

Através dos recursos multimeios, pode-se entender e dialogar a necessidade de se recuperar, negociar e discutir com os conhecimentos sobre meios de comunicação e a escola. Assim, se reconhece que na realidade educacional, não são todos os alunos que tem acesso a esses recursos.Dessa forma, não se pode acreditar que existem lugares e oportunidades para todos, se baseando no interesse do educando, se procura reconhecer suas habilidades, qualidades, desenvolvimento de valores, atitudes, tudo que os multimeios desenvolvem no mesmo (o educando), possibilitando o surgimento de mudanças.
Na luta, por uma sociedade mais justa e igualitária, encontramos nos multimeios umaoportunidade de através do senso crítico se realizar esse desejo. Mesmo antes que a micro-informática fizesse uma entrada de triunfo em nosso viver, por volta de dez anos passados, já existia um questionamento em relação ao papel e á forma de educar, ou seja, uma preocupação mundial com um futuro incompreensível, para os quais antigas e novas gerações deveriam se preparar.
Na sociedade contemporânea,os chamados meios de comunicação e os contatos cotidianos que temos com eles, são os responsáveis por grande parte do questionamento que, de forma crescente vem sendo realizado ao papel da escola na aquisição de conhecimentos.
Atendendo a um novo paradigma educacional, o grande desafio da educação para os meios é trazer as forças dos multimeios para o ambiente escolar, para assim, dar uma maioracessividade e todos os bens culturais criados pela humanidade, num clima progressivamente igualitário, onde o educador torna-se o mediador participativo, que cuidará da evolução do educando respeitando assim, sua individualidade e proporcionando-lhe caminhos de realização e humanização.
A palavra MULTIMEIOS tem sua origem a partir da junção das palavras múltiplos que significa abranger muitascoisas, que não é simples nem único e a palavra meio que quer dizer, recursos.(SILVEIRA BUENO – Mini-dicionário. Edição revisada). Assim, se conclui que multimeios são os diversos meios de recursos utilizados, seja nas áreas empresariais, comerciais ou educacionais.
De acordo com pesquisas realizadas, a TV, o vídeo-cassete, o retro projetor, o projetor multimídia e o computador são alguns exemplosde recursos multimeios. Sabendo dessa forma, que tal linguagem digital existente na atualidade é responsável por se estender de uma ponta á outra do mundo as possibilidades de contato amigável, de transações contratuais, de transmissão de saber, de troca de conhecimentos, descoberta pacifica das diferenças (LEVY, 1999. p.14).
O grande objetivo do uso dos recursos multimeios na educação é...
tracking img