Gibis estimulam aturma a tomar gosto pela leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DINÂMICA


O poço dos desejos trocados


A dinâmica foi elabora a partir do texto extraído do Almanaque do Chico Bento de Mauricio de Sousa, “O poço dos desejos trocados”.
Ela se realiza da seguinte forma:
1º- Faça um circulo com todas as pessoas participantes;
2º- Distribua uma moeda para cada uma;
3º- Peça que todas escrevam um desejo de formaanônima na moeda e deposite no poço dos desejos;
4º- Misture as moedas e redistribua-as;
5º- Cada participante deverá ler sua nova moeda e verificar se o novo desejo se aplica a sua vida.
Esta dinâmica tem como objetivo observar que nem sempre o que desejamos para nossa vida servirá para o outro, pois muitas das vezes somos egoístas e não pensamos no próximo. A brincadeira noslevará a preocuparmos mais com o coletivo e menos com o individual.










INTRODUÇÃO

A Literatura Infantil é a arte cujo instrumento de expressão é a palavra. Devendo ser despertada pela leitura infantil é na verdade, o marco inicial da formação pessoal e cultural da criança. Há pouco tempo os educadores do Brasil têm usado os multimeios em sala de aula. Observa-se queatravés deles as aulas ficaram mais dinâmicas e os alunos mais motivados, conduzindo-os a descobertas, dependo do uso e quais são os parâmetros que se quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que eles propiciam como elemento renovador das mídias no processo de incentivo a leitura. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhorsocialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Os multimeios são materiais em constante evolução. O progresso da tecnologia faz surgirem os mais variados suportes, em diversos formatos, tornando quase impossível organizar uma relação completa de todos os tipos existentes. Sem a pretensão da exaustividade, podem ser citados: livros, revistas, gibis, álbumseriado, atlas, brinquedos, cartão-postal, cartaz, filme, diagrama, dispositivo de slide, discos, fita gravada, fita magnética, globo, gravura, data show, ilustração, jogos, kit, lâmina, mapa, modelo, molde, videocassete, vídeodisco, video-tape, videotexto, DVD, internet e outros.
Não basta ter os multimeios, é preciso saber usá-los, para tirar melhor proveito, quando a questão é o tomar gostopela leitura. Criar um projeto não basta, é preciso planejá-lo para saber o momento certo de fazer seu uso, desenvolvendo-o em suas etapas e usando das tecnologias disponíveis. Mesmo se a escola não tiver um Laboratório de Vídeo e Som de última geração, sala com Data Show e um Laboratório de Informática invejável, é possível desenvolver atividades interessantes e criativas, pois ainda existem muitosmeios que se pode usar para tornar nossas aulas mais humanas e condignas.
Apresentam-se nesse trabalho alguns meios de aplicar a literatura, de maneira que, nossas crianças aprendam como é prazerosa a leitura.



















HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL



A literatura Infantil dividi-se em dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu danecessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito. Os primeiros livros surgiram no século XVII, quando houve a escrita das histórias contadas oralmente. Foram obras de fundo satírico, concebidas por intelectuais que lutavam contra a opressão para estigmatizar e condenar usos, costumes epersonagens que oprimiam o povo. Os autores, para não serem atingidos pela força do despotismo, foram obrigados a esconder suas intenções sob um manto fantasioso (Cademartori; 1994).
O início da literatura infantil pode ser marcado com Perrault entre os anos de 1628 e 1703 com os livros “Mãe Gansa”, “O barba Azul”, “Cinderela, a Gata Borralheira”, “O Gato de Botas” e outros.
No...
tracking img