Contabilidade empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

OSWALDO NEVES MACHADO JÚNIOR















CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL



















Curvelo, MG
2012


oswaldo neves machado júnior

















CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIALTrabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade Empresarial.


Prof. Marcelo Resquetti Tarifa








Curvelo

2012







SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende a fixação de conteúdos abordados ao longo do semestre, tais como a importância de se fazer um planejamento financeiro, de se conhecer as demonstrações contábeis de destaque, de se coletar dados estatísticos para fundamentar decisões nas organizações e de conhecer institutos jurídicos de relevo.




DESENVOLVIMENTO

Planejamentofinanceiro – características e fundamentos:

O planejamento financeiro é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado, fornecendo ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera ter de sus atividades planejadas.
Ao planejarem o futuro, as empresas, no entender de Horngren,Datar e Foster, “aprendem a antecipar problemas em potencial e como evita-los, em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades”.

Demonstrativos contábeis obrigatórios à lei 6.404/76, com observância aos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis:

Demonstração do Resultado de Exercício – DRE:Demonstração financeira cuja função primordial é de apresentar a situação econômica de uma instituição, seja lucro ou prejuízo. Trata-se de um relatório contábil apurado de forma vertical, no qual são realizadas todas as deduções pertinentes sobre as vendas brutas da empresa, composta pelas contas receita operacional bruta, deduções da receita operacional bruta, custo operacionais, despesas operacionaisoutras receitas e outras despesas.

Fluxo de Caixa:

É uma demonstração da contabilidade que expõe fluxos estritamente financeiros e de fácil entendimento. Trata-se de um relatório que propicia ao usuário da informação contábil condições de avaliar a capacidade d empresa na geração de caixa futuro e de fazer frente às suas obrigações. O demonstrativo de fluxo de caixa passou a ser requeridocomo peça complementar das demonstrações financeiras para todas as empresas que se regem pelo FASB (Financial Accounting Standard Board). Pela lei brasileira, não é uma demonstração obrigatória. Nessa demonstração, os recebimentos e pagamentos de caixa são classificados como provenientes de atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos, os quais são apresentados de maneira a conciliaras variações dos valores do caixa do começo com o fim do período.

Demonstração do valor adicionado:

A DVA é uma demonstração surgida na Europa e que tem sido cada vez mais solicitada em nível internacional. É um tipo de relatório contábil que apresenta informações de natureza econômica, indicando como foi criada ‘riqueza’ pela empresa e quais fatores contribuíram para aquela criação. A DVAatende às necessidades informacionais de diversos outros usuários da contabilidade, não só daqueles tradicionalmente conhecidos, como os investidores, os administradores, os governos, os banqueiros e os fornecedores, mas também os consumidores dos produtos e serviços da empresa, os empregados, enfim, a sociedade como um todo.


Balanço Patrimonial:

Demonstração financeira obrigatória...
tracking img