Reciclagem do pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS – COTUCA
DEPARTAMENTO DE PLÁSTICOS
ORIENTADORA: PROFª DRª VANESSA PETRILLI BAVARESCO

AUTORES: ALEX SANDRO MARQUES / RA: 12196
MAGNO RAMOS DA SILVA / RA: 10724

RECICLAGEM DO PET - POLI (TEREFTALATO DE ETILENO)

CAMPINAS – 2012

AUTORES: ALEX SANDRO MARQUES / RA: 12196
MAGNO RAMOS DA SILVA / RA: 10724RECICLAGEM DO PET - POLI (TEREFTALATO DE ETILENO)
Trabalho apresentado para desenvolvimento da disciplina de Metodologia de Trabalho e Pesquisa (MTP), do Colégio Técnico de Campinas – Cotuca, ministrado pela profª e Drª Vanessa Petrilli Bavaresco.

CAMPINAS – 2012

AUTORES: ALEX SANDRO MARQUES / RA: 12196
MAGNO RAMOS DA SILVA / RA: 10724

RECICLAGEM DO PET - POLI (TEREFTALATO DE ETILENO)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS – COTUCA
DEPARTAMENTO DE PLÁSTICOS

APROVAÇÃO

_________________________________
Profª/Drª Vanessa Petrilli Bavaresco

Campinas ____ de _______________ de 2012

CAMPINAS – 2012
EPÍGRAFE

A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais oumenos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...
TUDOBEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos,ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Chico Xavier

“Não há sucesso sem sacrifício e esforço”
Autor Anônimo
RESUMO

Este trabalho foi realizado para mostrar de fato o que é o PET e qual suas formas de reciclagem. No entanto este trabalho foca diretamente nos conceitos de reciclagem e mostra as formas dereciclagem existentes para os plásticos, sendo este voltado ao PET. Foram utilizadas diversas formas de pesquisas sobre os assuntos de reciclagem como: mecânica, química e energética, dando muita ênfase à reciclagem química que é a utilizada no Brasil, devido a ser a relativamente mais viável e barata para o país. Verificaram-se os tipos de equipamentos utilizados em cada uma dessas reciclagens e osresultados desse trabalho foi o grande “leque” que se abre, quando tratamos do assunto reciclagem do PET, ora vemos que o mesmo não perde suas características depois de reciclado e também pode ser utilizado em diversas áreas depois de reciclado e até mesmo com trabalhos artesanais sem passar por nenhum processo de reciclagem. O PET é uma resina com muitas utilidades seja ela virgem ou reciclada, queela não serve apenas para moldagem de embalagens alimentícias e sim para inúmeras aplicações, também depois de reciclado que pode ser aplicado em diversas formas e produtos, alem de obter quase 100% de suas características de um material virgem alem dos benefícios com a reciclagem do PET, que é a diminuição da poluição visual que é um dos fatores predominantes que leva a maioria da populaçãoleiga no assunto a culpar os plásticos como um problema maior na poluição do meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE

Reciclagem do PET, Reciclagens Mecânica, energética e Química, PET, PET reciclado.

LISTA DE TABELAS
Tabela1: Crescimento do consumo de embalagem de PET.
Fonte: ABINET www.abinet.org.br
coletadoem31. 03.2012ás14h20min....................................................Pag. 15

LISTADE FIGURAS
Fig.1–PET natural em forma de pellets.
Fonte: (http://i00.i.aliimg.com/photo/v0/230844708/PET_Pellets.jpg às 02h40min horas do dia 04/04/2012)..............................................Pag. 13
Fig.2 Pellets de PET com adição de Masters (masters são compostos misturados na matéria-prima que modificam a cor do material natural sem alterar as características do mesmo).
Fonte:...
tracking img