Reciclagem pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desvendando a reciclagem PET

Resumo
Com esse trabalho, visamos buscar e demonstrar o aprendizado sobre a reciclagem PET. Por intermédio de buscas bibliográficas, pesquisas em campo, e entrevistas com profissionais da área, o objetivo do trabalho recorre à discussão sobre a natureza e o alcance da logística para reciclagem PET – Politereftalato de Etileno.
Além disso, buscamos apresentar asvantagens em se reciclar esse tipo de material, com o intuito de apresentar novas tendências, tanto econômicas, quanto a assuntos como consciência e responsabilidade ambiental. Como fundamentação teórico-conceitual, podemos resumir a reciclagem PET como fundamental para diminuição do lixo em aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acabapor prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. Podemos ainda citar a economia de petróleo, pois o plástico é um derivado, assim como a economia em se propor a extinção de uma nova produção de plástico. Por fim, discutiremos a logística reversa, atualmente difundida entre os profissionais do assunto.

Palavras-chave
PET,tendências, responsabilidade ambiental, petróleo, plástico, logística reversa.

INTRODUÇÃO
A fibra têxtil feita de garrafa PET reciclada é o mesmo que poliéster reciclado. Na produção (transformação) do poliéster reciclado utiliza-se 30% da energia utilizada na produção da fibra virgem, ou seja, além da própria reciclagem que contribui para reduzir o lixo no meio-ambiente, a economia no uso de energiatambém é um ativo ambiental desse produto.
Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.
As etapas do processo até chegar na camiseta, basicamente, são:
CADEIA DIRETA CADEIA REVERSA

1) Extração do petróleo 6) Uso pelo consumidor
2) Processo de refinamento7) Descarte
3) Resina virgem 8) Coleta Seletiva
4) Pré-forma 9) Moagem e descontaminação
5) Garrafa 10) Transformação em fibra
11) Fiação
12) Tecelagem13) Confecção
A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil.

O polímero de PET é umpoliéster, um dos plásticos mais reciclados em todo o mundo devido a sua extensa gama de aplicações: fibras têxteis, tapetes, carpetes, não-tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, etc.

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros.

Areciclagem de qualquer material pode ser dividida em:
• Coleta
• Seleção
• Revalorização
• Transformação
A etapa de Coleta/Seleção é que representa o grande desafio da reciclagem do PET pós-consumo. Milhões de dólares são gastos em logística, distribuição e marketing para que no final das contas, nós consumidores compremos produtos embalados em PET e levemos até nossas casas.
Alogística reversa é o processo pelo qual o material reciclável será coletado, selecionado e entregue na indústria de revalorização. Isto gera um grande empasse, de quem é que paga a conta da logística reversa, não é a indústria de embalagens, nem a indústria dos produtos embalados e nem a prefeitura. Somos nós, eu, você e toda a sociedade seja como contribuinte ou seja como consumidor. Hoje...
tracking img