A imutabilidade de cristo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMUTABILIDADE DE CRISTO

RESUMO
A imutabilidade de Cristo tem causado muitas discussões e debates teológicos ao redor do mundo. O artigo apresenta algumas idéias e pensamentos de estudiosos e autores sobre o assunto. A partir disso, procura mostrar e confirmar através de registros bíblicos a veracidade do tema.
PALAVRAS-CHAVE: Imutabilidade, Jesus Cristo, Arrependimento

O apostolo Joãodirigiu o Apocalipse de Jesus Cristo às sete igrejas da Ásia, “a partir daquele que é, e que era, e que está para vir” (Apocalipse 1. 4). Jesus Cristo declarou-o ser “o começo e o fim, o primeiro e o último - Aquele que vive e foi morto, e eis que está vivo para todo o sempre” (Apocalipse 1.8, 11, 18) . Talvez seja isso que Paulo tinha em mente quando escreveu: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, eeternamente” (Hebreus 13.8).
O mesmo Deus imutável no Antigo Testamento também é declarado no Novo Testamento na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Em Gênesis vemos uma declaração interessante, observe: “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e asaves dos céus; porque me arrependo de os haver feito” (Gn.6.6, 7). Essa declaração de Moisés entre outras na bíblia sobre as palavras de Deus em relação a humanidade é sem sombra de dúvidas interessante gerando duvidas e discussões sobre a sua imutabilidade: Deus se arrepende? Ricardo Gondim declara:
(...) a misericórdia só é possível de ser exercida se houver mudança no coração de quem a exerce.Aliás, misericórdia não exige mudança de quem é alvo dela e sim de quem a pratica. Há inúmeros exemplos bíblicos de que Deus mudou o que faria e tomou medidas até emergenciais, devido às ações humanas[1].
Em contrapartida Josivaldo Pereira diz:

02
Quando a Bíblia fala de Deus se arrependendo e mudando sua intenção para com o homem, "evidentemente é só a maneira humana de falar. Na realidade amudança não é em Deus, mas no homem e nas relações do homem com Ele" (L. Berkhof). Pink complementa: "Quando fala de si mesmo, Deus frequentemente acomoda a Sua linguagem às nossas capacidades limitadas. Ele Se descreve a si mesmo como revestido de membros corporais como olhos, ouvidos, mãos, etc. Fala de Si como tendo despertado (Salmo 78.65) e como ‘madrugando’ (Jeremias 7.13), apesar de que Ele nãocochila nem dorme. Quando Ele estabelece uma mudança em Seu procedimento para com os homens, descreve a Sua linha de conduta em termos de arrepender-se". Em suma, o arrependimento de Deus não ocorre por causa de qualquer mudança nEle, mas por causa de nossa mudança para com Ele[2].
Ernest Kevan quando fala sobre seu entendimento desse assunto, afirma:
O Deus revelado pelas escrituras é capaz desentir tristeza e de ser entristecido. Ele tem reações reais para com a conduta humana. Não obstante, é impossível conceber o Deus onisciente a lamentar-se por algum falso movimento por ele feito. O arrependimento de Deus não é uma alteração quanto aos propósitos, e sim, uma mudança de atitude[3].
E então há contradições quanto à imutabilidade do Senhor? As escrituras são claras quanto ao fato deque Deus não muda “(...) Eu, o SENHOR, não mudo, (...)” (Malaquias 3.6); “(...) ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13.8).
Vincent Cheung defende que:
A imutabilidade de Deus procede de sua eternidade. Como não existe um antes ou depois com Deus, Ele é imutável em Seu Ser e Caráter. Esse atributo é associado com sua Perfeição. Se o Ser Divino já possui toda a perfeição, então Nelesó poderia existir mudanças para pior[4].
Imutabilidade por vezes é reconhecida então, como a perfeição absoluta, pelo fato de que Deus é completo, pleno em Seus atributos. Sobre ela, Louis Berkhof afirma:
A imutabilidade de Deus é necessariamente concomitante com a Sua asseidade. É a perfeição pela qual não há mudança nele, não somente em Seu Ser, mas também em Suas perfeições, em Seus...
tracking img