Reciclagem de pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.TEMA E PROBLEMA

TEMA: Garrafas PET’s
PROBLEMA: Introdução das garrafas pet’s no Brasil, os benefícios trazidos para o mercado e seu reuso.


2. JUSTIFICATIVA

O descarte inadequadodas embalagens PET no meio ambiente tem sido considerado um grande problema ambiental, principalmente pela geração de poluição nos rios e pela demora no período de decomposição do material: cerca de 450anos.

As garrafas PET tomaram conta do mercado, tudo agora se encontra envasado em plástico, mas o meio ambiente é quem saiu perdendo.

Para confirmar isto basta ver as margens de qualquer rioou mesmo circular pelas ruas de qualquer cidade. São visíveis os danos causados pelo descarte dessas embalagens. O pior é que são facilmente transportadas pelas águas das chuvas e vão entupir bueirosou parar nos rios como podemos ver na figura a seguir:

FIGURA 01 – RIO
FONTE:http://melhoreimpossivel.wordpress.com/2011/05/08/a-natureza-nao-e-descartavel/

Nossa situação só não é tão gravecomo a de outros países porque em termos de reciclagem estamos um pouco melhor do que a média. Nos Estados Unidos, o grau de reciclagem das garrafas PET está decaindo. Chegou a 23,1% em 2005, depois deter atingido um percentual de 37,7% em 1997. No Brasil, ao contrário, quase a metade das garrafas PET são encaminhadas para a reciclagem. Em 2005, 47%destas foram reprocessadas, segundo dados doCompromisso Empresarial para a reciclagem (Cempre). Por outro lado, sabemos que no Brasil, as garrafas que não seguem para a reciclagem quase nunca vão para aterros sanitários. Acabam em lixões, terrenosbaldios, praias e rios, como é fácil constatar. A conclusão é de que não é o PET o grande vilão da poluição, mas sim a maneira como o descartamos.

3. OBJETIVOS

Objetivo desta prática é oincentivo a reciclagem desses materiais.

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto de vista da energia consumida, consumo de água, impacto...
tracking img