Reatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reatividade Química dos Materiais:

Introdução:
Em uma reação química o metal transfere elétrons, Quanto maior for à eletropositividade, mais a reação será facilitada, pois os materiaiseletropositivos são mais reativos.

Os metais em geral são muito reativos, eles reagem com a água, com ácidos,
com bases, entre outros. Os metais menos nobres são mais reativos, já osmais nobres são menos reativos.
Podemos organizar os metais numa fila de reatividade ou menor nobreza onde os mais reativos aparecem no lado direito e os mais nobres no esquerdo.

Areatividade pode ser relacionada com a capacidade de doar elétrons, sua eletropositividade, quanto mais eletropositivo for o metal mais reativo ele é. A série ou fila de reatividade também organizaos elementos com sua capacidade de se oxidar, quanto mais reativo maior é sua capacidade de oxidar-se.
Os metais a esquerda da fila de reatividade são extremamente reativos, a direita, poucoreativos e os do meio, moderadamente reativos. Dessa maneira os metais extremamente reativos são fortes agentes redutores por que tem grande facilidade a se oxidar deslocando os metais menosnobres de compostos em solução. Note que o hidrogênio foi incluído nessa fila, mesmo sem ser um metal, porque separa os elementos da fila que reagem com ácido e liberam gás hidrogênio (adireita do hidrogênio) daqueles que não reagem liberando esse gás (a esquerda do H). Os elementos a esquerda do H, com exceção do Au e Pt, reagem somente com ácidos oxidantes, que possuem ânionsque são fortes agentes oxidantes.
Metais a direita do magnésio são tão reativos que reagem diretamente com água fria formando hidróxidos desses metais, como é o caso do sódio,
Já osmetais antes do magnésio até o ferro só reagem com água em ebulição ou vapor de água. E os metais a esquerda do ferro e antes do hidrogênio não reagem com água, e sim com ácido liberando H2(g).
tracking img