Reatividade dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Química Inorgânica – IQ / UFRJ

IQG 128 / IQG 231

8. REATIVIDADE DOS METAIS I. INTRODUÇÃO A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto maiseletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade. Por exemplo:colocando-se uma lâmina de ferro em uma solução de sulfato de cobre (II) (coloração azul), verifica-se que a lâmina de ferro fica recoberta por uma camada de metal vermelho (o cobre). Por outro lado, asolução fica amarela [solução de sulfato de ferro(II)]. Ocorre, pois, uma reação química que pode ser representada pela seguinte equação:

Fe(s) + CuSO4(aq) → FeSO4(aq) + Cu(s) Conclui-se que oferro é mais reativo do que o cobre, pois o desloca de seu composto. Por meio de reações deste tipo, colocam-se os metais em ordem crescente de reatividade química.
Li, K, Rb, Cs, Ba, Sr, Ca, Na, Mg,Al, Mn, Zn, Fe, Co, Ni, Pb, H, Cu, Ag, Pd, Pt, Au

Maior reatividade, Menor nobreza

II. OBJETIVO Trabalhar o conceito de reatividade química e estabelecer a ordem de reatividade entre alguns metaispor suas forças relativas como agentes redutores.

III. PARTE EXPERIMENTAL

Departamento de Química Inorgânica – IQ / UFRJ

IQG 128 / IQG 231

III.1. Reações de metais com ácidos. AdicionarHCl 10% em 5 tubos de ensaio (aproximadamente 2,0 mL). Em cada um dos cinco tubos adicionar as seguintes aparas de metais: Magnésio, Alumínio, Zinco, Ferro e Cobre. Anote as suas observações para cadaensaio.

III.2. Reações de metais com bases. Adicionar NaOH 6,0 mol L-1 (aproximadamente 2,0 mL) sobre aparas de alumínio metálico. Adicionar NaOH 6,0 mol L-1 (aproximadamente 2,0 mL) sobre aparasde zinco metálico. Anote as suas observações e explique o ocorrido em cada ensaio

III.3. Reações entre metais. Em um tubo de ensaio colocar solução de sulfato de cobre (aproximadamente 2,0 mL)....
tracking img