Geox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
II População estrangeira residente
A 31 de Dezembro de 2010, a população estrangeira residente em Portugal era de 445.262 cidadãos,o que representa um decréscimo da população residentede 1.97%, face ao ano anterior. Como nacionalidades mais representativas temos o Brasil, Ucrânia, Cabo Verde, Roménia, Angola e Guiné-Bissau, sem que se verifiquem alterações em termos dasdez principais nacionalidades, face ao ano anterior.
O Brasil mantém-se como a comunidade estrangeira mais representativa.
A Ucrânia permanece como a segunda comunidade estrangeira maisrepresentativa (49.505), depois temos Cabo Verde, Roménia, Angola e Guiné-Bissau.
Em síntese, verifica-se a consolidação do predomínio do Brasil, com decréscimo relativo da população de CaboVerde, Angola e Guiné Bissau, e dos designados novos fluxos migratórios do Leste Europeu (Ucrânia e Moldávia) e a afirmação da Roménia como o Estado Membro da UE mais representativo emPortugal.
Como podemos verificar no final do ano de 2010 os residentes mais representativos de Portugal era o Brasil com 26.81% da população seguidamente a Ucrânia com 11,12% da população edepois temos os outros países que ainda estava residentes em Portugal.

Nesta tabela podemos observar que a Ucrânia mantém-se como a segunda comunidade estrangeira mais representativa emPortugal com cerca de 11,12% da população, cifrando-se em 49.505 o número de nacionais daquela origem a residir no país. Desta forma verificou-se um decréscimo de -5,33% da população emrelação ao ano anterior (52.293 cidadãos em 2009).
Emissão de título de residência

As atribuições de primeiros títulos de residência foram mais representativas no caso da Ucrânia que foiatribuído a 2.057 pessoas.
Quanto à desagregação por género, verifica-se o predomínio de títulos emitidos a cidadãos do sexo feminino no caso da Ucrânia que foi atribuído a 1.197 mulheres.
tracking img